instrumentos que tocarão essa música. Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.
O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo. O timbre é o formato da onda sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que resulta na produção de um som característico.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada. ... Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenômenos, tais como a reflexão, refração, difração e também interferência.
Altura como propriedade de som é: um som mais graveou mais agudo! Você já viu aqueles alto falantes de carros? Então, se ele for pequeno, o som que ele transmite é agudo. Se for grande, o som que ele transmite é o grave.
A intensidade das ondas sonoras é proporcional à amplitude da onda sonora, e não à sua frequência, por isso dizemos que sons de grande intensidade são sons fortes, enquanto sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos.
A DURAÇÃO é a propriedade que nos permite identificar se o som é Curto ou Longo (tamanho da nota musical). Por exemplo: Quando batemos uma vez com a palma das mãos, estamos emitindo um som curto, mas quando ouvimos a sirene de uma ambulância, estamos ouvindo um som longo.
Intensidade. ... É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras.
A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. Isso faz com que os nossos tímpanos vibrem de maneira mais intensa. A intensidade de qualquer onda é dada pela expressão matemática a seguir.
Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som.
Os seres humanos são capazes de ouvir sons tão somente que se estendam entre as frequências de 20 Hz e 20.
300 hertz
A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.
Faixa de 500 Hz: Médio-graves. Faixa de 250 Hz: Médio-graves. Faixa de 125 Hz: Graves normais. Faixa de 64 Hz: Sub graves.
agudo
Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.
SONS GRAVES E AGUDOS A música tem SONS em varias frequências, abaixo temos dois tipos de frequências: GRAVE E AGUDO O som GRAVE podemos lembrar de vários animais, principalmente os ferozes, como o leão, tigre e ate um cachorro grande tem seu latido grave.
1) É indicado fazer os ajustes no período da manhã, quando os ouvidos estão abertos e sem saturação; 2) Feche vidros e as portas para não sofrer influência de som externo; 3) Ajuste seu player em FLAT e desligue o efeito “LOUD”; 4) Ajuste o volume em torno de 85dB (volume quase médio);
A dica: comece com as posições dos potenciômetros zerados, na posição Flat, na marca 0 dB. Assim que você for sentindo falta, ou excessos, de graves médios e agudos, ajuste o equalizador em sua frequência correspondente (como já explicamos acima) e perceba como cada um vai se destacando.
Cinco dicas para deixar o som melhor em casa sem gastar nada
Gire os botões "mid" (médio), "bass" (grave) e "treble" (agudo) para a posição de doze horas. Ao contrário dos botões de volume e drive, a marca zero para os botões de EQ (equalização), como agudos e graves, encontra-se no centro das doze horas.
Bass: Aumenta ou diminui os graves; Middle: Aumenta ou diminui os médios; Trebble: Aumenta ou diminui os agudos.
A modificação Treble Bleed serve para amenizar este fenômeno, ou seja, diminuir a perda das frequências mais altas. ... No entanto, quando o potenciômetro de Volume é abaixado (aumentando assim a Resistência Elétrica), o “filtro” atua cortando frequências audíveis, principalmente os agudos.
Sonoridade com mais brilho No bass do seu amplificador, diminua um pouco. Deixe o treble equilibrado para que o som não fique muito seco. Outra coisa é que se você deixar o volume no mínimo não conseguirá um som com muito brilho. Usar um encordoamento novo também te ajuda a conseguir um som com mais brilho.
A dica que eu dou é colocar todos os controles de equalização do amplificador (bass, mid, paramid e treble) na posição intermediária. Use o EQ da pedaleira para timbrar, assim você pode guardar vários EQs diferentes nos patches da pedaleira.
Plugue a guitarra no amplificador. Coloque uma ponta de um cabo de guitarra (6 mm) na saída da guitarra e a outra na entrada do amplificador. O ideal é faze-lo sempre com o amplificador desligado e nunca ligar o aparelho sem ter nenhum instrumento conectado a ele. Caso contrário, você pode diminuir a vida útil dele.
Abaixe os médios ao tocar com uma banda, e funda sua guitarra junto ao baixo e bateria. Para ter um timbre limpo bem quente, deixe o volume alto o suficience que quando você toca com força, ele distorce. Verifique a altura do nut da sua guitarra usada e reduza o zumbido da corda.