Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; ... Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.
Seu funcionamento é bem simples: através de duas pontas de medição, o aparelho aplica uma tensão a uma resistência. O resultado da corrente elétrica que passou por meio da resistência é medida por um galvanômetro.
Um ohmímetro é um instrumento de medição usado para determinar a resistência de um circuito elétrico ou componente. ... A escala do galvanômetro era marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garantia que, conforme a resistência diminuísse, a corrente através do medidor aumentaria.
Ao medir resistência, pressione o botão ZERO / RECALL para que o Microhmímetro entre no modo Medição Relativa (a leitura será reajustada em zero), ou pressione o botão ZERO/RECALL por mais de 2 segundos para sair do modo Medição Relativa. Ao medir resistência, pressione o botão START / STOP para iniciar as medições.
Megômetro: Como funciona
É ligado em paralelo com o circuito no qual se deseja determinar a tensão, conforme indicado na figura 04. Este aparelho deve apresentar resistência interna elevada a fim de impedir a passagem de corrente através de si.
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Para medir um resistor é bem simples, sendo necessário selecionar a faixa do multímetro que mede resistência e colocar as pontas de prova nos terminais do resistor. Se o valor do resistor for mais alto que a escala selecionada, irá aparecer no visor do multímetro o numero 1, representando infinito.
Para que possamos entender melhor como fazer o cálculo de resistores, é necessário entender um pouco sobre eles....Aplicando os valores na fórmula fica assim:
A escolha da bitola (grossura) do fio ideal para cada circuito deve levar em conta as cargas associadas a cada circuito. As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V.
Diâmetro Real ou Prático O mesmo deve ser obtido medindo se dois pontos distanciados, no mínimo 30 vezes seu diâmetro nominal, em dois planos a cada ponto onde cada aba do paquímetro deverá ser posicionada apoiando-se em apenas uma perna de cada lado, como mostra a figura abaixo.
Resistência à tração aproximada de 200-230 kg/mm². São os arames mais resistentes empregados na fabricação de cabos de aço, sem prejuizo das características de tração e flexão.
Exemplo: Um cabo de aço de construção 6×7 possui 6 pernas torcidas, constituídas por 7 arames torcidos em cada perna. O passo de um cabo de aço é definido como a distância (h) para que uma perna dê a volta em torno do cabo.