A lactase é responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose: duas moléculas menores e facilmente absorvidas pelo organismo.
Se o substrato for a LACTOSE, a enzima é a LACTASE. Se o substrato for a LIPIDIO, a enzima é a LIPASE. Se o substrato for a PROTEINA, a enzima é a PROTEASE. ... Então, o nome da enzima é dado em função da reação que ela catalisa.
Também é conhecida como o açúcar do leite, pois proporciona a ele um sabor levemente adocicado. "É a junção de uma molécula de glicose e outra de galactose", ressalta a nutricionista Thayana Albuquerque. A função da lactose é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio no organismo.
A maioria das pessoas com intolerância à lactose podem tolerar alguma quantidade de lactose em sua dieta. As pessoas com intolerância à lactose podem sentir desconforto após consumir leite e derivados. Os sintomas podem ser dor abdominal, estufamento abdominal, gás, diarréia e náuseas.
O que causa a intolerância à lactose A intolerância surge de diferentes maneiras. Sua forma mais comum acontece pela redução natural da concentração de lactase com o avançar da idade. O bebê, que se alimenta exclusivamente do leite, fabrica largas doses dessa enzima.