Divisão Inversamente Proporcional Para decompor um determinado número N em duas partes, sejam X e Y, que sejam inversamente proporcionais a X e Y, deve-se decompor este número N em duas partes X e Y diretamente proporcionais a 1/x e 1/y, que formam, desta forma, os números inversos.
Exemplo. Divida o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6. Portanto, ao dividirmos o número 120 em partes inversamente proporcionais aos números 4 e 6, obtemos 72 e 48. A proporção é definida como a igualdade entre duas razões.
A divisão de um número em partes inversamente proporcionais a outros números dados, consiste em se determinar as parcelas que são diretamente proporcionais ao inverso de cada um dos números dados e que somadas, totalizam o número original.
Entendemos por grandezas inversamente proporcionais as situações onde ocorrem operações inversas, isto é, se dobramos uma grandeza, a outra é reduzida à metade. Um exemplo típico de grandezas inversas são o tempo e a velocidade. ... Nesse caso observamos que ao aumentar a velocidade do automóvel, o tempo da viagem diminui.
advérbio De maneira inversa, contrária; que se encontra em circunstância invertida: grandezas inversamente proporcionais. Que se encontra ao avesso: a desatenta colocou o vestido inversamente. Etimologia (origem da palavra inversamente). Feminino de inverso + mente.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é dividido por esse mesmo número positivo.
Caso duas grandezas sejam proporcionais, variar a medida de uma delas faz com que a medida observada na segunda também varie. Se essa variação é direta, então essas grandezas são diretamente proporcionais; se essa variação for inversa, então as grandezas serão inversamente proporcionais.
- Quanto mais dias temos (↑), menos funcionários são necessários (↓) – inversamente proporcionais. - Quanto mais dias temos (↑), menos horas são necessárias para trabalhar (↓) – inversamente proporcionais. Logo, devemos inverter as outras duas grandezas: Exercício 3 – Seis torneiras enchem uma piscina em 20 horas.
Regra de três composta com três grandezas
Duas grandezas são chamadas, diretamente proporcionais quando, dobrando uma delas a outra também dobra; triplicando uma delas a outra também triplica.
Sempre que duas grandezas são diretamente proporcionais, o cálculo da regra de três poderá ser feito como no exemplo anterior. Por outro lado, quando aumentamos a medida relativa a uma grandeza e a outra diminui por consequência disso, as grandezas são ditas inversamente proporcionais.
Porcentagem é uma razão que tem o denominador igual a 100. Nesse caso, leia essa igualdade da seguinte maneira: A está para B assim como C está para D. É importante dizer ainda que A e D são chamados extremos das proporções e B e C são chamados meios.
Sempre que utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional. Portanto, 95% de R$ 105,00 é igual a R$ 99,75.
Regra de três simples
A regra de três é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo de conversão de grandezas: velocidade, massa, volume, comprimento, área. A regra de três pode ser considerada diretamente proporcional ou inversamente proporcional. Serve para se descobrir um único valor a partir de outros três.
Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.
É muito simples: para transformar qualquer número em porcentagem, basta que você multiplique o resultado por 100%. Isso é bastante comum não apenas em exercícios de porcentagem, mas também em questões envolvendo taxas de juros em Matemática Financeira. Pois bem, vamos multiplicar a fração por 100%.
Você pode usar uma calculadora simples para descobrir a nota percentual de sua prova. Basta dividir o numerador pelo denominador. Por exemplo, tome a fração 21/26 e coloque-a na calculadora como 21 ÷ 26. Você obterá o resultado 0,8077.
Antes do exame ser suspendo, ele estava previsto para acontecer em 7 de junho. A nota do candidato será adquirida pela média aritmética simples dos pontos obtidos nas provas, somando os acertos em todas as disciplinas e dividindo poor quatro.