Desinências ou Morfemas Flexionais Esse é o elemento que se junta à palavra para assinalar flexões gramaticais e podem ser nominais e verbais. As desinências nominais indicam gênero e número, enquanto as verbais promovem as conjugações dos verbos (desinências modo-temporais e desinências número-pessoais).
Morfologia derivacional se refere à formação das palavras a partir de processos que envolvem as derivações. Morfologia flexional se refere aos processos de formação de palavras que envolvem as flexões.
A morfologia, enquanto disciplina autónoma e enquanto disciplina da linguística moderna, surgiu no século XX. A comparação entre línguas e a consciência de que as palavras são formadas por diferentes unidades menores segmentáveis conduziu a uma definição teórica da morfologia.
O objetivo da Morfologia é estudar as palavras isoladas e não a partir da sua função na frase ou período, como ocorre com a Sintaxe. ... → Estrutura e Formação das Palavras: Processos de derivação e composição das palavras.
Morfologia é a parte da gramática que estuda a estrutura, a formação e a flexão das palavras. O estudo da estrutura compreende o reconhecimento e a descrição dos elementos constitutivos do vocábulo: raiz, radical, tema, vogal temática, prefixo, sufixo e desinência.