Pai do noivo e mãe da noiva, ou seus representantes Depois dos padrinhos entram a mãe da noiva com o pai do noivo, ou seus representantes. O pai do noivo ficará momentaneamente do lado esquerdo do altar para acompanhar a mãe da noiva, que ainda não está com o seu par (o pai da noiva), que vai entrar com a noiva.
Cerimonial da festa
Cerimônia de casamento: passo a passo
Segundo o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo.
(Nome da noiva) e (Nome do noivo), vocês já foram muitas coisas um do outro, amigos, companheiros, namorados, noivos. Agora, com as palavras que vocês estão prestes a trocar, vocês passarão para a próxima fase. Pois, com estes votos, vocês estarão dizendo ao mundo: “este é meu esposo”, “esta é minha esposa”.
TIPOS DE VOTOS Nada contra a tradição, afinal, há muita profundidade ao repetir as palavras: “eu, fulano de tal, te recebo como meu esposo. Prometo ser fiel, te amar e te honrar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza todos os dias da nossa vida”.
O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento: . “... prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”, sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.
Então, o padre permite o beijo dos noivos, anunciando-os como casal. Em seguida, retoma-se a liturgia da missa, com o credo e a oração universal. Após o término da missa, os noivos, padrinhos e sacerdote assinam a documentação. Após esse momento, algumas igrejas permitem as fotos com família e casais de padrinhos.
Segundo o assessor de comunicação da Arquidiocese de Londrina, padre Romão Antonio Martins, existe uma tabela da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que estipula uma taxa de R$ 113 por celebração nas paróquias.
O propósito do padre é tratar de perguntas de ordem prática em relação à cerimônia. Na entrevista para casamento, os noivos poderão esclarecer dúvidas e expressar receios e sentimentos. ... Ao padre, caberá a intenção de certificar-se de que os propósitos dos noivos são firmes.
A Igreja Católica cita que a realização de um casamento, fora do ambiente eclesial, realizada por um padre é proibida. Isso porque existe uma regra que diz que qualquer matrimônio realizado dentro da doutrina cristã, exige um templo para que seja possível fortalecer o espírito e a alma da religião.
Seja no religioso ou não, os celebrantes de casamentos tem uma grande responsabilidade. Não existem regras. Fora da igreja, o casal pode convidar pastores, rabinos, diáconos, juiz de paz, os pais, os melhores amigos, os padrinhos, ou até mesmo contratar um profissional para esse momento.
Quando os noivos pertencem a religiões diferentes ou desejam um ritual independente da questão religiosa institucional, a cerimônia ecumênica é a melhor opção. Se o casal não fizer questão de um sacerdote, apenas de um orador, a opção deve ser por um casamento social.
Padre, celebrante e Juiz de Paz: quem deve celebrar sua cerimônia? Padre, celebrante ou juiz de paz: um deles abençoará a sua união e por isso podem ser considerados figuras chave no casamento.
O celebrante pode ser um Juiz de Paz (magistrado habilitado para realizar casamento civil), pertencer a uma religião específica (padre, pastor, rabino, etc.), ser ecumênico (realiza uma celebração religiosa mas sem uma religião específica) ou agnóstico (sem vínculo com religiões ou crenças).
Paulo Ramos explica que um casamento com efeito civil necessita de um celebrante que também seja uma autoridade religiosa, ou seja, um padre, pastor, rabino. ... Vale lembrar que só o celebrante poderá assinar o termo de casamento com efeito civil”, explica Paulo.
Geralmente, o cerimonialista possui graduação em Relações Públicas ou em outros cursos de Comunicação ou de áreas como Administração e Marketing. Contudo, para exercer a profissão, não é obrigatório possuir diploma em curso superior, apesar de ser um grande diferencial.
Já se a noiva está tendo dificuldades em organizar os detalhes do casamento devido a uma rotina mais agitada e ainda por cima não tem fornecedores de sua confiança, o ideal é contratar um cerimonial para auxiliar em toda a organização, principalmente se o casamento for de grande porte.
10 passos para começar a organizar o casamento
40 minutos
15 itens de casamento que todo casal esquece (mas não deveria)
50 coisas simples que não podem faltar no casamento