O objetivo da Sociologia das Organizações, além de investigar padrões que influenciam na implantação, na expansão e no desenvolvimento das organizações, é o de promover o claro entendimento dos fenômenos em torno das inter-relações sociais dentro da organização que será analisada.
Dada sua grande importância na colaboração de informações sobre o comportamento e desenvolvimento da sociedade, a sociologia tem grande importância na Administração. ... O profundo conhecimento da sociologia facilita no manejo da sociedade de forma a influenciar no consumo, estilo de vida, comportamento etc...
A organização estatal nas sociedades da Antiguidade, proporcionava a defesa dos cidadãos e do território, juntamente com a exploração das terras e dos recursos naturais, permitia o crescimento das cidades e também fundamentava as divisões sociais.
No direito do Brasil, organização social (OS) é um tipo de associação privada, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que recebe subvenção do Estado para prestar serviços de relevante interesse público, como, por exemplo, a saúde pública.
A organização social é uma qualificação, um título, que a Administração outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da ...
Assim, a estrutura social pode ser classificada em familiar, política, econômica, cultural, religiosa, educacional, militar.
A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.
Estrutura Social é um sistema de organização da sociedade que decorre da inter-relação e posição (status social) entre seus membros. É determinada por diversos fatores, dentre os quais econômico, político, social, cultural, histórico e religioso.
A estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro de um sistema, partindo-se da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de direitos e deveres, aceitos e praticados entre si.
O filósofo alemão Karl Marx definia a estrutura como a forma para produção social da vida, onde os homens estabelecem determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade. ... A estrutura social seria o produto da relação dialética entre a superestrutura e a infraestrutura.
De acordo com a teoria marxista, os diversos atributos dos homens se desenvolvem internamente a uma dada forma de sociedade e não são dados externamente por uma natureza humana ou divina. ... No estudo dessas formas de sociedade Marx reconhece a existência de uma infraestrutura e uma superestrutura.
A obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Publicou vários livros durante sua vida, sendo O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867–1894) os mais proeminentes.
Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.
Ele defende a tese de que os meios de produção e as fábricas e os pedaços de terra no caso de cultivo, devem pertencer aos trabalhadores. Um termo que ele usa é a Mais-Valia, que é usado para designar a desigualdade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.
Confira 7 conceitos de Karl Marx que você deve saber para a prova do Enem:
Quem foi Karl Marx O filósofo e socialista alemão Karl Marx foi um revolucionário que nasceu em 1818, faleceu em 1883, e dedicou a sua carreira intelectual a refletir sobre o capitalismo. ... Como intelectual foi autor de obras importantes como o Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867).
A palavra marxismo designa dubiamente a doutrina política elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels e o método de análise socioeconômica baseada no que Marx chamou de materialismo histórico dialético, que apresenta como elemento de definição e análise da sociedade a sua produção material.
A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social.