Importância de saber localizar-se. A orientação é um importante assunto da ciência geográfica, pois é através dela que conseguimos determinar a localização dos diversos elementos da paisagem geográfica no espaço, quer sejam naturais ou os criados pelo homem.
Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
Se a estrela subiu, você está de frente para o leste. Se ela desceu, você está de frente para o oeste. Se a estrela se moveu para a esquerda, você está olhando para o norte. Se ela foi para a direita, você está de frente para o sul.
Resposta. Explicação: eles se orientavam pela forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.
Os meios mais antigos de orientação eram mapas, bússolas e até mesmo o próprio sol, e os meios atuais são mapas, GPS, possíveis outros.
Já na Antiguidade, os navegadores faziam uso dos faróis para obterem informações sobre a sua posição nas águas. Por volta de 6200 a.C., um esboço de mapa encontrado na Turquia ganhou o status de mais antigo mapa já produzido.
As pessoas antigamente não usavam os métodos de hoje em dia para se localizar, as pessoas mais antigas nem mapas tinham, para se localizar era preciso olhar as estrelas e fazer muitos cálculos para chegar a localização exata. ... Os mapas eram feitos nas paredes até a invenção do papel.
Por causa da posição em que o sol nasce.
Os pontos cardeais são os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre, presentes na rosa dos ventos, e constituem-se de quatro: Norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal". Sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral".
São eles:
Leste e oeste, respectivamente. No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Podemos identificar os pontos cardeais a partir da observação do sol é só estendermos o braço direito para a direção em que o Sol nasce. Assim encontramos o leste. Depois é só, esticarmos o braço esquerdo para a outra direção ,assim encontramos o ponto oeste onde o sol se põe.
Os pontos cardeais foram definidos justamente a partir da observação do movimento aparente do sol e também pela posição das estrelas no firmamento. Em qualquer lugar da superfície da terra, o sol sempre nasce do mesmo lado e se põe no lado oposto.