Na arquitetura, o Rococó foi, a princípio, um novo estilo decorativo, onde cores vivas foram substituídas por tons pastéis. ... A escultura ganhou importância, abandonando totalmente as linhas do Barroco: seu tamanho diminui e passam a ser feitas em gesso e madeira pintados com cores suaves.
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Esculturas neoclássicas Os escultores do Neoclassicismo buscaram evitar o contorcionismo da estatuária barroca, pois preferiam optar pelas formas mais naturalistas. ... Além disso, as esculturas tinham uma grande ênfase do “nu”, com muitos elementos alegóricos privilegiando a história e mitologia greco-romanas.
Reagindo contra a frivolidade e decorativismo do Rococó, a escultura neoclássica inspirou-se na antiga tradição greco-romana, adotando princípios de ordem, clareza, austeridade, equilíbrio e propósito, com um fundo moralizante.
A Escultura Neoclássica vem unir diversos elementos baseados na escultura clássica, donde o uso do mármore é sua mais forte característica. Busca-se a harmonia das proporções e das formas com a exploração de temas relacionados a mitologia e personagens heroicos.
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. ... Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo.
Barroco Mineiro foi um movimento artístico que se desenvolveu em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. ... Preservava o caráter dualista e a contradição artística, mas criou sua própria personalidade e deixou sua assinatura nas obras arquitetônicas, na pintura e na escultura nacional.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.