Tabela Trigonométrica (Ângulos em graus)
Seno e co-seno de ângulos notáveis (0°, 30°, 45°, 60° e 90°)
1° quadrante (0° a 90°): seno (+), cosseno (+) e tangente (+); 2° quadrante (90° a 180°): seno (+), cosseno (-) e tangente (-); ... 4° quadrante (270° a 360°): seno (-), cosseno (+) tangente (-).
Tabela trigonométrica completa
Sendo o seno, enquanto função trigonométrica amplamente usada nas transformações geométricas. ... Como exemplo de uso de transformações geométricas, pode-se citar: cálculo de área, cálculo de volumes, cálculo de integrais, uso de vetores e etc.
O cosseno de um triângulo está relacionado a razão do ângulo entre o cateto adjacente e a medida da hipotenusa. Assim como seno, para que a razão seja calculado é necessário utilizar a seguinte fórmula: cos (α) = cateto adjacente / hipotenusa.
Seja α (α ≠ 90°) um ângulo pertencente a um triângulo retângulo qualquer, as relações trigonométricas são calculadas da seguinte forma:
Seno, cosseno e tangente
No triângulo equilátero, a altura (h) do triângulo divide o triângulo em dois, dessa forma teremos dois triângulos. O lado que representa a base podemos chamá-lo de (l), e será dividido em dois pela a altura. Logo o lado da base será l / 2.
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura.
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
Como calcular a altura de um triângulo?
Encontramos a medida da altura de um triângulo através de um segmento de reta com origem em um dos vértices e perpendicular (forma um ângulo de 90º) ao lado oposto. O segmento AH tem origem no vértice A e é perpendicular ao lado BC, portanto, AH é a altura do ΔABC.