O citoesqueleto é uma rede complexa de fibras encontrada nas células eucariontes que as permite adotar diversos formatos e executar os mais variados movimentos. Ele é composto por três tipos de estruturas moleculares: os microtúbulos, os microfilamentos ou filamentos de actina e os filamentos intermediários.
Chama-se citoesqueleto a rede de proteínas filamentosas envolvidas em dar forma e movimento à célula. Não estão relacionados cm o citoesqueleto. A) microtúbulos.
As células procariontes não possuem citoesqueleto como aquele presente em células eucariontes. Logo, em procariontes, não foram identificadas proteínas motoras.
a lâmina nuclear presente no aplicada contra a membrana interna do núcleo de núcleo é uma camada de proteínas fibrilares que as proteínas são laminadas. Os microtúbulos são os componentes mais rígidos do citoesqueleto.
São funções do citoesqueleto, exceto: a) determinar o formato da célula. b) formação de vesiculas. c) integração entre diferentes estruturas celulares. d) organizar a posição das organelas celulares.
Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.