EQST

Qual O Fator Do Hospedeiro?

Qual é o fator do hospedeiro?

Os fatores do hospedeiro são os que determinam a exposição de um indivíduo, sua suscetibilidade e capacidade de resposta e suas características de idade, grupo étnico, constituição genética, gênero, situação socioeconômica e estilo de vida.

Quais das seguintes condições aumentam a suscetibilidade a infecção?

Resposta. Resposta:a resposta mais convincente é a C pois a sub nutrição prejudica seu corpo de forma geral.

O que é uma cadeia de infecção?

Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.

O que é um agente infectante?

São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.

O que é uma infestação?

Infecção se refere à invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta, causando doenças. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações.

Qual a diferença entre agente etiológico e agente infeccioso?

As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico. Eles provocam a doença diretamente pela sua multiplicação ou pela liberação de toxinas do seu metabolismo.

Qual é o agente etiológico da leptospirose?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Qual a diferença entre agente etiológico é hospedeiro?

A diferença entre vetor e agente etiológico é que esse último causa a doença, mas o vetor transporta o agente etiológico. A malária, por exemplo, é provocada por protozoários do gênero Plasmodium (agente etiológico), que são transmitidos pela picada do mosquito (vetor) do gênero Anopheles infectado.

O que é o agente causador de uma doença?

O agente etiológico, também chamado de patógeno, é o organismo responsável por provocar a doença, ou seja, é o que desencadeia os sinais e sintomas típicos de um determinado problema de saúde. No caso da dengue, o vírus causador da dengue seria o agente etiológico, e não o mosquito, que, como já vimos, é o vetor.

O que quer dizer etiológico?

Significado de Etiológico adjetivo Que se pode referir à etiologia; que pesquisa a causa e/ou origem das coisas. Etimologia (origem da palavra etiológico).

O que é o vetor de uma doença?

Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos.

O que é a etiologia da doença?

1) Etiologia: estuda as causa das doenças. 2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.

O que é etiologia a esclarecer?

A etiologia é, na linguagem médica, o estudo das causas e fatores de uma doença e do conjunto dessas causas. Essa disciplina médica se baseia na pesquisa das causas a partir do estudo dos sinais e sintomas de uma patologia (semiologia).

O que se entende por etiologia social da doença?

O conceito abrange toda a pesquisa que busca as causas de determinado objecto ou conhecimento. No ramo da biologia, a etiologia preocupa-se com as causas das doenças.

O que significa etiologia na medicina?

1. Estudo sobre as origens das coisas. 2. [ Medicina ] Parte da Medicina que estuda as causas das doenças.

O que é um diagnóstico etiológico?

O diagnóstico etiológico é a descrição da causa, nem sempre conhecida. O diagnóstico patológico é o resultado do estudo da doença, nem sempre presente. O diagnóstico topográfico identifica a região do corpo onde há o problema.

O que significa etiologia viral?

Verbete. Definição: Causa de determinada doença, que provém de um vírus. Contexto em Português: No RS, entre 1995 e 2001, foram registrados 13.

Quais são os fatores etiológicos?

Fatores Endógenos - Intrínseco ao hospedeiro- Idade- Fatores hormonais- Fatores metabólicos- Fatores Congênitos- Fatores Hereditários- Fatores Imunológicos- Fatores neurogênicos. Fatores Exógenos - Exteriores ao hospedeiro- Traumatismos- Microrganismos patogênicos- Agentes físicos- Agentes químicos.

Quais os fatores etiológicos da doença cárie dentária?

Podemos concluir com este trabalho que a cárie dentária é a doença infecciosa, endógena, transmissível e tri-fatorial. Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias).

Quais os principais agentes etiológicos?

Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos.

O que é patogenia exemplo?

O termo patogénese ou patogenia refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.

O que é patogenia principal?

Significado de Patogenia Especialidade da patologia que analisa a causa e o desenvolvimento através dos quais uma doença evoluí. Etimologia (origem da palavra patogenia). Pato + genia.

O que é um patogênico?

[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ). Grafia no Brasil: patogênico.

O que significa não Patogenico?

Não patogênicos Microrganismos inofensivos são aqueles que estão à nossa volta e participam de diversos processos da natureza, mas que não nos causam problemas de saúde humana, a não ser que entrem em contato com algum indivíduo com sistema imunológico debilitado ou estejam em alta concentração no ar ou alimento.

Quais são as bactérias patogênicas?

As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária). Elas fazem parte do grupo das “bactérias ruins”.

Quais são as bactérias não patogênicas?

As bactérias não patogênicas são as que não causam doenças em um determinado ser vivo, mas pode causar em outros. Mais de 70% das bactérias do mundo não são patogênicas, como as bactérias termófilas, elas simplesmente não causam doenças em nenhum ser vivo.

O que são bactérias patogênicas e não patogênicas?

Resposta. Bactérias patogênicas são bactérias que podem vir a causar algum tipo distúrbio no ser vivo, no caso ela pode gerar uma DOENÇA. Bactérias não patogênicas são bactérias que não causam distúrbios e consequentemente não causam doenças. Para a nossa alegria, a maioria das bactérias são NÃO patogênicas.

O que quer dizer bactérias são patogênicas?

As bactérias patogênicas são aquelas que atuam como parasitas, ou seja, requerem um hospedeiro para poderem sobreviver e consequentemente, causar doenças no ser vivo afetado.

O que são bactérias Fotoheterotróficas?

Bactérias Fotoheterotróficas: utilizam apenas a luz como fonte de energia, mas não são capazes de sintetizar moléculas orgânicas (não fazem fotossíntese), tendo que absorver do meio o seu alimento. Essas são as bactérias anaeróbias.