O metabolismo lipídico refere-se à síntese e degradação de lipídios nas células. Esse metabolismo envolve a decomposição ou armazenamento de gorduras (para obtenção e estoque de energia) e a síntese de lipídios estruturais e funcionais, como os envolvidos na construção das membranas celulares.
Lipídios são gorduras absorvidas dos alimentos ou sintetizadas pelo fígado. Os triglicerídios e o colesterol contribuem para a maioria das doenças, apesar de todos os lipídios serem fisiologicamente importantes.
Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona. Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.
Como secar a gordura da barriga: Agora vai!
A função dos lipídios é fornecer energia, sendo semelhante à dos carboidratos. Isso significa que quando o corpo precisa de combustível há quebra de carboidratos e, se esses acabam, inicia-se a quebra de gordura, processo chamado de lipólise.
Se você já não está queimando gordura como gostaria, deixe de lado os treinos cardio de longa duração, como corridas ou pedaladas longas, e comece a fazer treinos intervalados de alta intensidade – os famosos HIITs. É fato, comprovado cientificamente, que os HIITs queimam mais gordura do que os cardio convencionais.
A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Oxidação do Ferro Inicialmente, forma-se a corrosão que é o desgaste do metal, em virtude da oxidação. Daí, forma-se a ferrugem. Veja a reação de oxirredução para formação da ferrugem: Fe(s) → Fe2+ + 2e-.