Alimentação. A nutrição, de acordo com Juliana, é fator determinante para o sucesso de qualquer tratamento. Como um dos sintomas da anemia é a perda do apetite, ela recomenda procurar rações para gatos convalescentes, além de suplementos vitamínicos. Mas sempre sob a orientação do médico veterinário.
Saiba como verificar o peso do seu gato
Entre algumas das maneiras como você pode fazer isso estão:
Tabela do IMC
Um corpo abaixo do peso ideal pode esconder problemas de saúde como diabetes e hipertireoidismo, entre outros males, assim como pode acarretar distúrbios que chegam até mesmo colocar a vida em risco.
O IMC (Índice de Massa Corporal), normalmente é uma medida usada para estabelecer se a pessoa está numa faixa de peso normal, ou se está com sobrepeso, obesidade e até baixo peso. Estar abaixo do peso, por sua vez, é uma condição em que a pessoa pesa menos do que é considerado adequado para aquela altura, idade e sexo.
* Aposte nas “gorduras boas”: amendoim, nozes, amêndoa, avelã, castanhas, azeite de oliva, linhaça e abacate. * Aumente o consumo de pães, bolos, massas, mandioca, batata, milho e cereais (arroz, farinha de trigo, fubá, aveia), lembrando sempre de optar pelas versões integrais.
Fracione as refeições Não é recomendado ficar longos períodos sem se alimentar e é preciso manter o hábito de fazer pequenos lanches entre as refeições. Mas, é importante escolher alimentos saudáveis para esses lanchinhos. Prefira alimentos ricos em fibras, com proteína magra, pães integrais ou frutas, por exemplo.
Segundo os resultados, estar abaixo do peso ideal aumentou em 80% o risco de morte em um período de cinco anos, em comparação com estar com o peso adequado. Já a obesidade elevou essa chance em 20% e a obesidade mórbida (IMC maior do que 35), em 30%.
Muito prematuros são aqueles nascidos antes de 33 semanas(6). Recém-nascidos com baixo peso são aqueles com peso ao nascer inferior a 2500g e os de muito baixo peso são aqueles que apresentam peso ao nascer menor que 1500g(7).
Engana-se quem acredita que pessoas magras não precisam se exercitar, na verdade incluir atividades físicas na rotina pode ajudar consideravelmente o ganho de peso e mudança da estética. Engordar deve significar ganhar massa magra, ou seja, desenvolver músculos.
Casos não recomendados “No caso de uma pessoa que pratica musculação, por exemplo, o IMC pode muitas vezes não ser verdadeiro. O índice não pode ser interpretado do mesmo jeito que de uma pessoa sedentária, que provavelmente tem o índice de gordura muito maior.
O índice é baseado na relação entre peso e altura, mas não é uma medida precisa do teor de gordura do corpo. | Foto: O IMC é baseado na relação entre peso e altura, mas não é uma medida precisa do teor de gordura do corpo.
Resposta: O IMC é falho para pessoas com a massa muscular muito alta. Para um atleta de fisiculturismo por exemplo. Porque no IMC, uma pessoa com massa muscular elevada é considerada obesa.
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).