A Ginástica Francesa A ginástica na França no final do século XIX era dividida em dois grupos. De um lado estava a ginástica circense, onde o principal objetivo era de entreter as pessoas. Do outro lado havia ginástica militar.
As escolas de ginástica Suecas têm como principal característica a formação de indivíduos voltados para a composição corporal e estética destinadas à guerra, sendo por isso focadas nas correções anatômicas e possíveis "defeitos" de ordem física.
ALEMÃO; método ginastico executado em aparelhos em contato com a natureza, com caráter pedagógico de formação moral e disciplinar. CALISTÊNICO; método formado por um conjunto de exercícios, com movimentos rápidos , ritmados e com paradas bruscas.
Ljunggren (2011), com base em Lindroth (1974), sintetiza a ginástica de Ling em sete pontos: 1) Princípio da precisão de movimentos; 2) Princípio da forma/formalidade do exercício; 3) Princípio da seleção; 4) Princípio da progressão; 5) A lição de ginástica; 6) A disciplina e 7) A participação de todos.
Atualmente, as ginásticas, segundo Paoliello (2011), têm cinco campos de atuação, sendo elas: as ginásticas de condicionamento físico, que tem por objetivo a aquisição ou manutenção da condição física do indivíduo; as ginásticas de competição, que reúnem todas as modalidades competitivas; as ginásticas fisioterápicas, ...
Por isso, o destinou a todos, independente de sexo, idade ou condições materiais e sociais, dividindo-o em quatros partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa – para todas as pessoas, tinha como objetivo assegurar a saúde, evitar a instalação de doenças, vícios e defeitos posturais e desenvolver normalmente o indivíduo; ...
Metodologia Uma das principais vertentes era a da Ginástica Natural: Se baseava em exercícios físicos como: natação, marcha, corrida, saltos, quadrupedismo, equilibrismo, trepar, levantar, lançar, defender, atividades de utilidade como o hipismo e o ciclismo e as de cunho recreativo como os jogos, as danças, os ...
A ginástica, por exemplo, é um esporte que se divide em três modalidades: artística, de trampolim e rítmica – cada uma com suas particularidades e competições independentes. ... A ginástica começou a se popularizar na Alemanha e na França a partir de 1811, com a implantação da primeira escola de treinamento ao ar livre.
A ginástica é um conjunto de exercícios corporais que podem ser sistematizados e são muitas vezes aplicados com fins de competição . Podemos dividir a ginástica em algumas grandes áreas , como por exemplo a ginástica artística,rítmica e de trampolim.
As ginásticas competitivas são: Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim. As ginásticas não competitivas são: Contorcionismo, cerebral, laboral, localizada, hidroginástica e Ginástica para todos.
A ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Durante os exercícios é trabalhado percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.