Esse termo é muito comum para se referir a casos em que o “filho” desobediente foi castigado fisicamente (em um acidente, ou tendo algum distúrbio orgânico inexplicável) a ponto de vir a falecer.
Mas existem muitos terreiros que, influenciados por outras religiões de origem africana, oferecem galinhas ou bodes para fortalecer entidades, em especial exus e pombagiras. “A premissa básica da umbanda é a preservação de todas as formas de vida.
Em alguns tipos de macumba, oferece-se frango às entidades. Diz a crença que não se deve comer o frango oferecido às entidades. Algumas pessoas que não acreditam acham uma boa oportunidade de roubar o tal frango que se encontra, seja numa encruzilhada seja em outro lugar em que tenham feito a oferenda.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
Ele apoia seus passos cambaleantes sobre um paxorô (ou opaxorô, ou ainda em iorubá, Opá Oşòró), grande bastão de metal branco, encimado pela imagem de um pássaro e ornado por discos de metal e pequenos sinos. Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.
OXUM – Nossa Senhora da Conceição (RJ), Nossa Senhora das Candeias (BA). Orixá do amor puro e verdadeiro, orixá da alegria e da união. Senhora da águas doces e das cachoeiras. Saudação: Ora Yê iê, ô!