Para determinar a medida das medianas, basta calcular a medida dos pontos médios relativos ao lados do triângulo e em seguida calcular a distância entre o vértice e o ponto médio encontrado.
Se a reta cuja equação pretendemos encontrar é mediana do lado BC, elas possuem em comum o ponto médio do segmento BC. Somando as coordenadas de x e dividindo o resultado por 2, encontramos o X do ponto médio. ... Como essa reta suporte se inicia no ponto A do triângulo, este também pertence a ela.
A tais segmentos damos o nome de cevianas de um triângulo. Basicamente, são estudadas três cevianas: a mediana, a bissetriz e a altura.
O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas. Como as bissetrizes são internas, o incentro também sempre ficará no interior do triângulo. ... → O centro de uma circunferência inscrita em um triângulo coincide com o incentro dessa figura.
A classificação de triângulos em relação aos lados recebe os seguintes nomes: triângulo equilátero, triângulo isósceles e triângulo escaleno.
O baricentro é o centro de gravidade do triângulo. Se suspendermos um triângulo pelo seu baricentro, ele fica em equilíbrio. Este ponto está a uma distancia de dois terços da mediana em relação ao vértice correspondente. ... Assim sendo, está à mesma distância dos três vértices.