Área lateral:
Superfície lateral de um cone é a reunião de todos os segmentos de reta que tem uma extremidade em P e a outra na curva que envolve a base. Superfície do cone é a reunião da superfície lateral com a base do cone que é o círculo.
Ab = π·r². O cone é um sólido geométrico do tipo corpo redondo.
No cone é possível calcular três áreas:
Significado de Geratriz substantivo feminino Aparelho ou máquina que transforma qualquer energia em energia elétrica. Matemática Reta móvel que engendra uma superfície. Fração ordinária que dá origem a uma fração decimal periódica.
Tal reta é chamada de "geratriz" do cilindro. ... Para se referir às linhas mais baixa e mais alta de um tubo cilíndrico horizontal, paralelas à sua linha de centro (center line), usam-se as expressões "geratriz inferior" e "geratriz superior" do tubo, fazendo a analogia com o cilindro.
A fração geratriz é aquela que dá origem a uma dízima periódica. Aqui, vamos dar dicas de como achar as frações geratrizes de dízimas periódicas simples e compostas, de uma forma bem prática. Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador.
Toda dízima periódica é resultado da divisão de um numerador pelo denominador de uma fração. Essa fração é chamada de “Fração Geratriz”. ... Do mesmo modo, através de uma dízima periódica, podemos encontrar a fração que lhe deu origem.
é 3/9 ou 1/3.
O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima , o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima , o período é 559, e o antiperíodo é 321.
A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. A este algarismo que se repete por diversas vezes, seja ele simples ou composto, dá-se o nome de período.
As fraçoes que formam as dízimas periódicas, são chamadas de frações geratriz. Por exemplo: 7 : 3 = 2,3333.....
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Seja S a dízima periódica 0,3333333…, isto é, S=0,3. Observe que o período tem apenas 1 algarismo. Iremos escrever este número como uma soma de infinitos números decimais da forma: S = 0,3+0,03+0,003+0,0003+0,00003+…
Para somar as dízimas periódicas vc precisa transformá -las em sua fração geratriz, ex:0,333... +1,666...
Soma de frações
A fração geratriz é obtida por meio da dízima periódica, que é toda a divisão em que o resultado é um número decimal. Para tratarmos do assunto referente à fração geratriz, precisamos relembrar os conceitos de: dízima, dízima periódica simples e dízima não periódica.
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica composta, basta inserir no: NUMERADOR: o resultado da subtração entre o número formado pela junção do antiperíodo com o período e o número formado somente pelo antiperíodo (intruso).
Método Direto Para Obter a Fração de Uma Dízima Periódica Certamente, se uma dízima periódica possui dois dígitos no período e três dígitos para a parte não periódica, seriam dois noves seguidos de três zeros. Portanto, divide-se por 99000.
Para transformar uma fração em número natural, devemos multiplicar a fração pelo mesmo número do denominador. Esta questão está relacionada com fração. A fração é uma maneira de representar a operação de divisão, onde temos um numerador e um denominador.
Número Natural é um número inteiro não negativo. o numerador pelo denominador da fração. ... 10/5 = 10 : 5 = 2 (número natural) -->logo, 10/5 representa um número natural.