A criação de suínos possui seu favor os seguintes pontos essenciais: grande prolificidade, docilidade e rusticidade, podendo ser alimentado com economia. O porco fornece carne de excelente qualidade.
A produção de ciclo completo abrange todas as fases de produção e tem como produto final o suíno terminado; A produção de leitões envolve a fase de reprodução e tem como produto final os leitões – desmamados ou para terminação; ... A produção de reprodutores visa obter futuros reprodutores — machos e fêmeas.
O sistema de criação confinado normalmente é dividido em 3 segmentos: UPL (Unidade de Produção de Leitão), UC (Unidade de Creche) e UT (Unidade de Terminação). A UPL engloba o setor de reprodução, maternidade e desmame dos leitões, que ocorre aproximadamente entre (21 – 28 dias).
Em sistema de produção com mais de 60 matrizes, devem-se instalar as fases produtivas em prédios separados. A separação deve seguir uma sequência lógica: de um lado, prédio com animais reprodutores do plantel; no centro, prédio de maternidade e creche; do outro lado, prédio com animais em crescimento e terminação.
Aleitamento – Fase que vai do nascimento ao desmame (21, 28 ou 35 dias). Recria ou creche – Fase que vai do desmame aos 70 dias. Crescimento e terminação – Fase que vai da creche até mais ou menos 150 dias. Reprodução – Esta fase inclui a pré-gestação, cobrição, gestação e lactação.
De acordo com ovinocultor, Mauro Dias Luztorino, para ter uma boa eficiência no manejo é preciso dividir o rebanho em categorias. "É preciso dar atenção especial às pastagens para obtenção de um melhor controle reprodutivo e sanitário do rebanho", destaca.
Principais raças de suínos estrangeiras
"Está pronto para o abate em oito a nove meses, com 100kg de peso. Tem no máximo cinco quilos de gordura", explica o produtor. O suíno de granja chega ao abate com metade desse tempo, em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.
O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.
Na unidade, os animais são criados soltos e a ração é feita a base de milho triturado, de farelos de soja e arroz e de um suplemento mineral. Um animal adulto consome 2,4 kg por dia. Os machos, que chegam a pesar até 300 kg, são os responsáveis por transmitir as características das raças brasileiras Piau e Sorocaba.