PENSAMENTO E LINGUAGEMLINGUAGEM – sistema simbólico básico de todos os grupos humanos Vygotsky trabalha com 2 funções básicas da linguagem:Intercâmbio Social – É a função principal da linguagem e tem por objetivo a comunicação. Ex: O choro do bebê . Pensamento Generalizante – É o “encaixe” da língua com o pensamento.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
“O pensamento reflexivo é a capacidade de olhar para o passado e desenvolver compreensão e insights sobre o que aconteceu e usar essa informação para desenvolver uma compreensão mais profunda ou para escolher um curso de ação. Muitos podem acreditar que o pensamento reflexivo é uma parte natural do aprendizagem.
Atitude reflexiva é aquela que o sujeito pensa antes de realizar, analisa, levanta questionamentos, organizando ideias , levando em consideração os saberes cotidiano da sociedade . .
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.
Dentre os desafios do pensar reflexivo nos dias de hoje, pode-se citar: se desconectar das emoções; ignorar as opiniões alheias.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... Eis porque a Filosofia não se transforma em credo: ela está em contínua luta consigo mesma.
As questões da filosofia moderna e contemporânea tem abrangência até os dias atuais e se faz por processos contínuos de ensino, o que mudou foram as questões e as dúvidas, porém o desejo e a curiosidade, que respondem questões referentes a razões para a vida e a existência, nascem e continua vivo desde os primeiros ...
A filosofia torna-se importante na formação do homem, pois ela traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, a busca da verdade e o almejo a um comportamento muito evoluído. Ela também questiona, conscientiza e estimula o homem a pensar a respeito do seu modo de vida.
A filosofia moderna abarcava um contexto amplo, indo na direção do antropocentrismo e do humanismo, com destaque para o cientificismo, assim como o racionalismo, indo na contramão do pensamento religioso, já que o empirismo, se ligava ao contexto iluminista e do renascimento; Questionando assim a natureza humana, e, a ...
Hoje, os homens modernos, pode-se dizer, são aqueles que rompem padrões culturais estereotipados — a superioridade branca, heterossexual e detentora dos meios de produção — para se apoderarem de um leque de opções que extinguem a exigência de um único modelo masculino.
Então podemos dizer que o grande desafio da filosofia da libertação está em compreender a liberdade sob o movimento da sua própria realização, movimento que historicamente limita essa própria liberdade, sob um conjunto de possibilidades situadas.
A Filosofia da Libertação é exatamente um esforço teórico e político que visa ao reconhecimento dos sujeitos como vítimas desse processo de exclusão; e mais, não apenas o reconhecimento daqueles que oprimem, mas o próprio reconhecimento ou a consciência de sua condição de vítima - o que nos leva à análise da terceira ...
O movimento, Filosofia da Libertação, tem que superar o etnocentrismo dos direitos humanos, permitindo um dialogo entre as culturas, superando a ideia eurocêntrica dos direitos humanos e ampliando a visão de direitos humanos além do Ocidente, de forma a se evitar uma limitação da experiência a um único processo.
Entre aqueles que advogavam a possibilidade ou existência de alguma forma de filosofia de libertação, havia tanto os que a situavam no campo de uma filosofia regional, denominando-a de filosofia latino-americana de libertação, ou de filosofia de libertação latino-americana, despreocupados com a sua vigência universal, ...
Com um foco central na práxis, a Filosofia da Libertação “não pensa textos filosóficos, e caso tiver que fazê-lo é apenas como propedêutica pedagógica para instrumentar-se com categorias interpretativas. A filosofia pensa o não filosófico: a realidade”, esclarece.
Dentre os principais autores da Filosofia da Libertação no Brasil, encontram-se Euclides Mance, Antonio Rufino Vieira, Cecilia Pires, Daniel Pansarelli e Eduardo Oliveira - este último trabalhando o tema desde a Filosofia da Ancestralidade.
Resposta. Conhecimento de si mesmo do mundo que o rodeia, das ciencias que alavacam a tecnologia e da libertação de crendices... "A filosofia impulsiona o movimento e o trabalho da mente para questões fundamentais do ser." è minha opinião, não poem no trabalho não.