Estopim da guerra: a questão balcânica Em nome do nacionalismo eslavo, os sérvios pretendiam anexar a Bósnia-Herzegovina, uma região que pertencia ao Império Austro-Húngaro.
Em outras palavras, caracterizava o interesse hegemônico do expansionismo Sérvio na região, com o apoio posterior da URSS stalinista. O final da Primeira Guerra e o desmembramento do Império Áustro-Húngaro, resultou na unificação dos territórios da Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina com os da Sérvia e Montenegro.
Por um lado, a Rússia apoiou expressamente os movimentos pan-eslavistas que defendiam a formação de uma única nação entre os povos eslavos. Apoiando esses movimentos, os russos pretendiam garantir sua vindoura influência política e econômica.
No início do século 19, a Península Balcânica estava dividida entre o Império Turco-Otomano - que controlava a Sérvia, a Macedônia, o Kosovo e o Montenegro (ou seja, o sul e o leste) - e o Império Austro-Húngaro, que dominava a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina e a Voivodina (ou seja, o norte e o oeste).
continente europeu
Europa
Localizada no continente europeu, a Macedônia é uma das ex-repúblicas da Iugoslávia. Localizada no interior da montanhosa península Balcânica, a Macedônia limita-se com a Sérvia (a noroeste), Bulgária (a leste), Grécia (ao sul) e Albânia (a oeste), seu território não possui saída para o mar.
A Região dos Bálcãs se transformou no "barril de pólvora" da Europa por reunir uma série de povos com culturas diferentes, cada um deles apoiado por uma superpotência rival.
A entrada dos Estados Unidos de maneira direta na Primeira Guerra Mundial, em 1917, alterou o equilíbrio de poderes pois adicionou mais uma grande potência industrial ao lado da Tríplice Entente, e uma potência que contava com equipamentos mais modernos (desenvolvidos ao longo da guerra) e soldados mais descansados.
Além de prejudicar o comércio na região, havia a ameaça a soberania norte-americana naquela região marítima. Em 1917, os EUA decidiram entrar efetivamente (com soldados e presença física nos campos de batalha) na Primeira Guerra ao lado da Inglaterra e França.
Tendo se acirrado no século XIX, a rivalidade entre os dois países se dava pela disputa por territórios (afinal de contas, os dois países são vizinhos), matérias-primas e recursos humanos, de modo que as disputas entre os dois países foram uma das causas para a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.
A rivalidade entre França e Inglaterra tem história. ... Os ingleses estão sendo motivo de chacota de franceses porque a Eurostar, a linha de passageiros que ligará Londres a Paris, vai ter que tirar o pé do acelerador ao chegar em território britânico.
Entre os fatores estão a rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.
De maneira geral, os principais fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial foram:
Qual foi a causa da Primeira Guerra Mundial? O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia.
Resposta. O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia.
Resposta: Durante a Primeira Guerra Mundial, como membro da Tríplice Entente, a Rússia lutou ao lado da Inglaterra e da França, contra a Alemanha e o Império Austro-Húngaro. Com as sucessivas derrotas, a Rússia estava militarmente enfraquecida e economicamente desorganizada.
Durante a Primeira Guerra Mundial, as Potências Unidas – Grã-Bretanha, França, Sérvia e Rússia Imperial (às quais se uniram posteriormente Grécia, Portugal, Romênia e Estados Unidos) – lutaram contra as Potências Centrais - Alemanha e Império Austro-Húngaro (às quais se uniram posteriormente o Império Turco Otomano e a ...