A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela: ... MORAL DA HISTÓRIA: Trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra, e não aturarmos a zombaria das formigas.
“Dona Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente.”, desafiou a cigarra “Vamo-nos divertir.” “Tenho de guardar comida para o Inverno”, respondeu a formiga, sem parar, “e aconselho-a a fazer o mesmo.” “Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe.”, disse a outra, despreocupada.
Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga parapedir que lhe desse de comer. A formiga então perguntou à cigarra:- E o que é que você fez durante todo o verão?- Durante o verão eu cantei - disse a cigarra. E a formiga respondeu:- Muito bem, pois dance agora!( Fábula de Esopo, adaptação de Ruth Rocha.
A cigarra e a formiga A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.
Fábula: "A Cigarra e a Formiga"
No inverno, desamparada, a cigarra faminta pede-lhes um pouco dos grãos que punham a secar; perguntada sobre o que fizera durante todo o verão, responde que não tivera tempo para juntar comida pois “cantara melodiosamente”, ao que as formigas retrucam que se cantara no verão, que dançasse no inverno.
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Resposta. É considerado fábula pois usam animais com atitudes humanas e ao final possui uma moral.
Resposta. Fábula é uma curta narrativa, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral. Sabemos que esse texto é uma fábula porque os animais agem como humanos (eles conversam, por exemplo) e porque o texto apresenta uma moral.
Significado de Asno substantivo masculino Mamífero. Aspecto comum de alguns mamíferos da família dos equídeos; burro ou jumento. [Figurado] Pessoa que não possui inteligência; quem não é inteligente; burro.