Sobre o que é calor sensível, pode-se dizer que corresponde à quantidade de calor fornecida a um corpo que gera apenas variações de temperatura, sem produzir mudanças de fase. ... Uma caloria corresponde à quantidade de calor necessária para que 1 g de água sofra variação de temperatura de 14,5 °C para 15,5 °C.
A ciência está do seu lado: a fome exagerada no frio tem uma explicação. Quando a temperatura cai, nosso corpo precisa intensificar o trabalho para se manter aquecido e continuar funcionando corretamente. Em outras palavras, precisa de energia extra.
Quanto mais carboidrato você comer, mais insulina é liberada pelo pâncreas para quebrar todas as moléculas de açúcar ingeridas. Como essas moléculas se quebram e são absorvidas rapidamente, a insulina fica por ali, esperando mais comida e gerando uma sensação de fome.
Durante o inverno o apetite aumenta porque o gasto energético é maior. Isso acontece porque, devido ao frio, o organismo se esforça mais para manter a temperatura do corpo normal. Além disso, nesta época acontece uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar.
Alimentos com fibras Consumir alimentos com fibras a noite também ajuda no controle do apetite. As fibras aumentam a sensação de saciedade e isso faz com que você sinta menos fome. Os alimentos integrais e os vegetais são os alimentos que mais contêm fibras.
Para controlar a compulsão alimentar, siga alguns passos:
O que fazer para diminuir o apetite