Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favor da europeia. ... Primeiramente, o reflexo histórico contribuiu para que os índios perdessem seu espaço e fossem subjugados pelo uso da violência.
Desde a chegada dos portugueses, grupos indígenas inteiros desapareceram, outros sofreram impactos de perda de população, seja por doenças ou violência, ficando reduzidos a poucos indivíduos.
- desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas. Com tudo isto (perda de espaço e independência), os indígenas foram se tornando cada vez mais dependentes do "homem branco" o que mais depressa ditou não só a ruptura demográfica e social dos indígenas, mas também as suas raças.
Os principais impactos causados pela chegada dos portugueses ao Brasil foram, entre outros, a morte de milhões de indígenas, a exploração acelerada dos recursos naturais, a povoação do território com colonos europeus e o estabelecimento de rotas de comércio internacional, inaugurando o capitalismo comercial.
Modos de Vida A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. 'Nós índios somos como plantas.
De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional”; os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as ...
A situação atual dos índios do Brasil. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 818.