Assim, podemos dizer que 5 e 4 são naturais, inteiros ( positivos ) e racionais. Os racionais que não são inteiros são as dizimas periódicas pois, mesmo em forma de fração quando dividida voltam a ser dízimas. Obs, Dízima periódica, é quando os números depois da vírgula são iguais, Ex..
O conjunto dos números irracionais é composto pelas dízimas não periódicas e as raízes não exatas. Existem números irracionais, como o π, que são bastante conhecidos, utilizamos esse símbolo para representar o número, já que ele é uma dízima não periódica.
O conjunto dos números Reais (R) engloba 4 conjuntos de números: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I) O conjunto dos números Racionais (Q) é formado pelo conjuntos dos Números Naturais (N) e dos Números Inteiros (Z). Por isso, todo Número Inteiro (Z) é Racional (Q), ou seja, Z está contido em Q.
Resposta. Sou um número irracional. ⍈ Explicação: Um número real é divido em números racionais e irracionais, se não é um número racional consequentemente é um número irracional.
Denominamos número racional o quociente de dois números inteiros (divisor diferente de zero), ou seja, todo número que pode ser colocado na forma fracionária, em que o numerador e denominador sao números inteiros. O quociente de muitas divisões entre números naturais é um número racional absoluto.
Os números racionais são todos os números que podem ser expressos em forma de fração. Os números irracionais são aqueles com uma quantidade ilimitada de algarismos não-periódicos e que não podem ser expressos como fração.