Os Livros Sagrados adquirem “uma importância histórica insubstituível e tornam-se confirmação da origem sobrenatural da religião, da origem divina da mensagem, e colocam-se também, por consequência, como tutela da ortodoxia”. ... A mensagem escrita no Livro Sagrado é preservada ao longo do tempo.
Judaísmo
Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas. Vamos relembrar as funções dos textos sagrados escritos!
Os hindus respeitam a tradição, cultuam diversos deuses e usam os textos sagrados dos vedas como referência. Além disso, recorrem às outras escrituras sagradas como: Upanishads, Bhagavad-Guita, Ramayana e Mahabharata. As divindades cultuadas pelos hindus são as representações corporais do deus supremo, Brâman.
a Bíblia Sagrada
A Torá ou Bíblia Hebraica corresponde aos cinco primeiros livros do Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio -, e constitui também a primeira grande parte da Bíblia Cristã, ou Antigo Testamento.
Gênesis
Índice
A Torá, para os israelitas, ou Pentateuco, para os Cristãos Protestantes e Católicos, constitui-se em apenas cinco livros.
Mandamentos
A Torá foi redigida na sua forma de cinco livros em torno do ano 450 a.C., usando elementos de até 1000 a.C.. O Neviim e o Ketuvim foram parcialmente compilados no século VI a.C. de materiais dos séculos VII e VIII a.C., e então expandidos no período pós-exílio entre os séculos V e II a.C.
O símbolo sagrado do judaísmo é o Menorá, candelabro com sete braços.