A etiologia é desconhecida, mas parece ter relação com as condições do parto, como apresentações cefálicas à posição intrauterina, que causariam deficiência de circulação no músculo. O diagnóstico é clínico e se dá pela observação da posição da cabeça virada e do nódulo que pode estar presente no pescoço.
Tratamento para torcicolo infantil A melhor maneira de tratar o torcicolo é incentivar o bebê a virar a cabeça nas duas direções. Isso ajuda a soltar os músculos tensos do pescoço e apertar os soltos. Tenha certeza de que os bebês provavelmente não vão se machucar virando a cabeça por conta própria.
O esforço de levantar a cabeça e o peito para olhar ao redor vai fortalecer os músculos do pescoço dele. Entre 3 e 6 meses, dá para manter o bebê mais erguido, com apoio para a cabeça e o pescoço.
Fisioterapia Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxe, descansando por mais 5 segundos. Repita esse exercício mais 4 vezes. Aos pouquinhos a amplitude de movimento irá aumentar.
Espondilose cervical: o que é, sintomas e tratamento