A potência de matriz é obtida multiplicando a matriz por ela mesma 'n' vezes. A matriz precisa ser quadrada para elevar a uma potência.
Como diagonalizar uma matriz Observe que, se existem exatamente n autovalores distintos de uma matriz n×n, então, esta matriz é diagonalizável. Estes valores são os valores que aparecem na forma diagonalizada da matriz A, então, encontrando-se os autovalores de A, faz-se a sua diagonalização.
A matriz inversa ou matriz invertível é um tipo de matriz quadrada, ou seja, que possui o mesmo número de linhas (m) e colunas (n). Ela ocorre quando o produto de duas matrizes resulta numa matriz identidade de mesma ordem (mesmo número de linhas e colunas).
Dada uma matriz A de ordem m x n, a matriz transposta dela será representada por At de ordem “invertida” n x m. Essa ordem invertida significa que para transformarmos uma matriz em matriz transposta, basta trocar os elementos das linhas pelo das colunas e vice-versa.
Para que duas ou mais matrizes sejam consideradas iguais elas devem obedecer a algumas regras: Devem ter a mesma ordem, ou seja, o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas. Os elementos devem ser iguais aos seus correspondentes.
Para que as matrizes sejam iguais, devemos ter x e y tal que eles no conjunto em que estão contidos, correspondam aos elementros da outra matriz. y = 2 basta isso.