As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
Nicolau Copérnico
Os principais pensadores que fizeram parte do Renascimento Científico foram: Nicolau Copérnico (1473-1543): astrônomo e matemático polonês, considerado o “Pai da Astronomia Moderna”. ... Sua obra mais representativa é o “Discurso sobre o Método”, tratado filosófico e matemático propondo as bases do racionalismo.
A técnica de luz e sombra, que permitiu o uso das cores,dos tons e meios-tons para representar cenas,emoções e movimentos.
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes ...
As principais características da arte renascentista são a valorização e inspiração na Antiguidade Clássica, a concepção da arte como imitação da natureza onde ela deveria ser bem representada. Também tem grande força o estudo da anatomia humana, a representação do belo na concepção greco-romana e a apresentação do nu.
As quatro principais inovações na pintura foram:
O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.
Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte, assinale abaixo quais eram essas inovações O realismo, o domínio da perspectiva e o autorretrato. O abstrato, o domínio da perspectiva e o autorretrato. O realismo, a natureza morta e o autorretrato.
A pintura Renascentista do século XV apresenta uma série de elementos e técnicas, procedentes e aprimoradas do início do século. Os artistas nesse contexto substituem a têmpera e o fresco pela pintura a óleo; utilizam novos suportes como a tela e desenvolvem rigorosamente e cientificamente a técnica da perspectiva.
A técnica de representar a figura em escorço foi aperfeiçoada no Renascimento italiano. O termo deriva do verbo scorciare que significa encurtar. O método ocorre em função do ângulo adotado em relação ao observador e deriva da perspectiva linear.
Afresco é uma técnica de pintura que precisa ser realizada nas paredes ou tetos de cal, gesso ou outro material similar, enquanto seu esboço ainda está úmido, ou fresco (daí o nome). Na sua utilização as tintas ou pigmentos devem ser granulados, reduzidos ao pó, e depois misturados à água.
Sfumato. A ideia de sfumato foi misturar uma tonalidade dentro de outra para criar percepções de profundidade, forma e volume. O exemplo mais famoso dessa técnica é a Mona Lisa.
Entre elas: a perspectiva frontal ou linear, a Secção áurea, a perspectiva atmosférica, o desenvolvimento do claro-escuro, a composição triangular e o escorço.
O sfumato é uma técnica artística usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades, é comumente aplicado em desenhos ou pinturas. Sfumato vem do italiano "sfumare", que significa "de tom baixo" ou "evaporar como fumaça".
Sfumato vem do italiano “sfumare”, que significa “de tom baixo” ou “evaporar como fumaça”. ... O artista mais proeminente do sfumato foi Leonardo da Vinci, e seu famoso quadro 'Mona Lisa' apresenta essa técnica. Nessa pintura é difícil perceber as pinceladas e as variações de tons na passagem da luz para a sombra.
Técnica de pintura mural, executada sobre uma base de gesso ou nata de cal ainda úmida - por isso o nome derivado da expressão italiana fresco, de mesmo significado no português - na qual o artista deve aplicar pigmentos puros diluídos somente em água.
Várias teorias já foram aventadas sobre a identidade da Mona Lisa, incluindo a de que ela seria um autorretrato do pintor. Um estudo da Universidade de Hidelberg, em 2005, identificou-a como Lisa Gherardini, mulher do rico mercador florentino Francesco del Giocondo.
Ao contrário de algumas obras de arte do século XVI, a Mona Lisa é um retrato muito realista de um ser humano muito real. Alicja Zelazko, da Encyclopedia Britannica, atribui isso à habilidade de Leonardo com o pincel e ao uso de técnicas de arte que eram novas e emocionantes durante o Renascimento.
da Vinci
Museu do Louvre (desde 1797)