6. ILUSTRAÇÕES E FIGURAS:
Figuras
Caso o autor da tabela faça parte do referencial teórico do trabalho, faça na parte inferior da tabela uma citação Autor-data. Caso o autor da tabela não faça parte do referencial teórico do trabalho, indique a referência completa na base da tabela.
Quadros
Na barra do menu principal do Word, clicar na seção “tabela”: Abrirá uma caixa de seleção, onde temos “inserir”, clicar na subseção “ tabela”: Aparecerá uma caixa de diálogo com as opções de formatação da tabela, como número de linhas e colunas: 5.
No caso de tabelas extensas, que ocupem mais de uma folha, deve-se acrescentar o termo “(continua)” no início da primeira folha após o título. Nas folhas seguintes insere-se novamente o título da tabela e o termo “(continuação)” e na última folha insere-se o termo “(conclusão)”.
Veja abaixo como inserir e referenciar imagens no seu TCC, seguindo as normas da ABNT:
Um gráfico, segundo as normas da ABNT, deve ter a legenda (quando essa for necessária) redigida na fonte Times New Roman ou Arial com tamanho inferior a 12. Isso porque o texto associado aos gráficos deve estar em uma dessas fontes com tamanho 12. No entanto, a norma não especifica qual é o tamanho da fonte.
A ABNT determina que sempre que uma imagem aparecer no TCC, a mesma deve ser devidamente identificada, contendo as seguintes informações: Nome específico; Travessão; Título.
A fonte precisa ser a mesma utilizada no corpo do texto e o tamanho deve ser menor. Indicamos usar tamanho 10 para todas as ilustrações. Por fim, indicamos que você inclua um contorno no gráfico, para destacá-lo no texto e delimitar o espaço entre o título e a legenda.
Para finalizar esse processo de formatação, e começar o de citação é só escrever a sua Fonte, se a imagem for sua escreva “Fonte: Própria (ano)“. Caso esteja utilizando uma imagem que não é sua, será preciso realizar uma citação direta. O processo também é bem simples: “Referências” – “Inserir Citações“.
A maioria das opções de personalização podem ser encontradas em Ferramentas SmartArt na guia Formatar. Mesmo depois de personalizar o Elemento gráfico SmartArt, é possível mudar para um layout diferente, mantendo a maioria das personalizações feitas.