O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas.
As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcoólica, o câncer no fígado e a cirrose. Outros exemplos menos frequentes são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.
A Ozonioterapia é usada no tratamento de mais de 200 patologias e pode auxiliar no processo de emagrecimento, porém não é aconselhável usar apenas o ozônio para emagrecer, precisar seguir uma dieta balanceada assim como fazer exercícios físicos para ajudar no tratamento.
O tratamento com ozônio deve ser realizado por um profissional de saúde e nunca por via inalatória. Existem várias formas de realizar a ozonioterapia, aplicando o gás diretamente na pele, caso se pretenda tratar uma ferida, via intravenosa ou intramuscular.
Para isso, os meios mais comuns utilizados são as injeções subcutâneas, no qual o gás é aplicado diretamente sob a pele; banhos de ozônio, com água ozonizada; ou óleos, para aplicações tópicas.
Saiba mais sobre a ozonioterapia retal