O texto do CEB/FIB Model Code 90, define o módulo de elasticidade tangente à origem ou inicial (Eci) e estabelece que é perfeitamente equivalente ao módulo cordal entre 0,5 MPa e 0,3 fc.
Para conquistar elevada resistência, são utilizadas menores quantidades de água. “Com isso, o concreto se torna menos fluido, e o uso de aditivos plastificantes convencionais não resolve. Por isso, é recomendável recorrer aos aditivos de terceira geração, à base de policarboxilato”, explica Daher.
O Fck do concreto é o conceito, o número que indica a sua resistência característica à compressão e que é utilizado nos cálculos estruturais. ... Além do FCK, que é a classe de resistência do concreto, deve-se também informar a classe de consistência ou o abatimento do concreto.
1 - O comportamento reológico do concreto A fluência é o acréscimo contínuo das deformações que ocorre mesmo para uma tensão constante. A retração é a redução de volume do material na ausência de uma carga externa.
A retração do concreto é a diminuição do seu volume, geralmente motivada pela eliminação da água contida em seu interior (exsudação). ... Considerada uma “doença do concreto”, a retração pode ocasionar fissuras e rachaduras que comprometem a estrutura de uma construção.
Por: Altair Santos. O item 8.
Questão 2 Correto Marcar questão Texto da questão Quando ocorre o efeito Rüsch, as estruturas gritam Alerta do professor Paulo Helene foi dado em recente palestra no Clube da Engenharia do Rio de Janeiro, e acontece quando o concreto perde resistência O item 8.
A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.
Em casos menos críticos na resistência do concreto, terá de ser postergada a desforma e remoção de escoramentos. Mas em casos mais graves, poderá ser necessário refazer a concretagem ou até mesmo reforçá-la posteriormente. Tudo depende da extensão e grau do problema.
Cimento CP II-E Esse tipo de cimento é indicado para pisos, lajes e pilares e também é recomendado para meios agressivos, como os que sofrem ataque de maresia, por exemplo.
Se o traço adotado para essa laje fosse de 1:1,5:3, quer dizer que haveria uma parte de cimento, para 1,5 de areia e 3 de pedra – mais a água. De acordo com este traço o saco de cimento teria um rendimento de 7,7, o metro cúbico de areia 0,524, e o metro cúbico de brita 0,818.
O 2º algarismo indica a quantidade de areia e o 3º algarismo a quantidade de brita. Assim temos para o traço 1:3:3, um volume de cimento para três volumes da areia e três de brita.
Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.