Devemos medir o pH do mosto depois que o malte foi arriado, pois o malte baixa o pH da água, naturalmente. Caso o pH fique acima de 5,4 você pode adicionar ácido lático para baixar o pH para a faixa de 5,3.
O ideal é que o pH da mosturação para todas as cervejas seja entre 5,2 a 5,5. Contudo, se a água for muito alcalina ela terá alta capacidade de resistir a mudança de pH e, com isso, o mosto ficará acima de 5,5. No geral, há uma pequena tabela que orienta o pH de cada etapa: Brassagem simples: usar um pH entre 5,2 e 5,6.
Para a etapa da mostura, o ideal é que o pH esteja entre 5.
Agudos é privilegiado por abrigar terras de grande atividade hidrológica, no munícipio estão localizadas as nascentes dos dois principais rios da região, o rio Batalha e o rio Lençóis, abrigando também a fábrica da cerveja mais famosa do Brasil.
Para tirar o cloro da água, você deve ferver por no mínimo 15 minutos. Ele vai evaporar. Isso é um trabalhão para quem faz cerveja, até porque, ferver toda a água de brassagem por 15 minutos é muito demorado!
Faça água solar Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal. Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore.
O nível de cloro ideal na água é entre 1 a 3 ppm. Se você optar pelo granulado, a quantidade recomendada é de 4 gramas para cada 1.
Para encontrar o valor correto de cloro livre na piscina, basta utilizar uma fita-teste que geralmente mede não só o cloro livre mas também o nível de pH e a alcalinidade da água. O que muita gente não sabe é que o estojo de testes não nos informa acerca do cloro livre mas somente do cloro total.
5 mil litros x (vezes) 4 gramas = 20 gramas (20 gramas é aproximadamente uma colher de sopa cheia) dilua o cloro em um balde com água e jogue na piscina de preferência a noite.
A quantidade de cloro a ser adicionada na piscina é, em geral, 4 gramas para cada 1000 litros de água. Devemos colocar esta quantia de cloro na piscina todos os dias até que ela se estabeleça com um teor de cloro livre entre 1 e 3 ppm.
Se você optou pelo Clorobel, é preciso aplicar de 4 a 5 gramas do produto para cada mil litros de água, ou seja, para cada metro cúbico. Dissolva essa quantidade em um balde com a própria água da piscina e apenas depois devolva o conteúdo à piscina.