De 1794 a 1795 os girondinos reagiram a tomada do poder (até então com os jacobinos,a ala radical esquerdista) com a convenção termidoriana. Separaram a igreja do Estado,fizeram com que o poder ficasse nas mãos da alta burguesia através da constituição do ano III que instalou o diretório e marginalizou o povo.
Características da República Jacobina: radicalismo e terror. ... Os jacobinos assumiram o poder no momento crítico da Revolução. A República Jacobina foi à fase mais dura: Radicalismo e terror, da Revolução Francesa (1789-1848), sendo ainda hoje um marco inesquecível para todos os países.
Os jacobinos eram membros representantes da burguesia apoiados pelos sans-culotes(trabalhadores urbanos) , juntos lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução, eram contrários à monarquia e queriam implantar uma republica democrática .
As principais medidas do Governo Jacobino foram a condenação dos "inimigos do povo" francês, a defesa dos interesses dos camponeses e da baixa burguesia, com a construção de hospitais e escolas e defesa contra os abusos da nobreza, por exemplo e a abolição da escravidão nas colônias francesas (que nunca foi posta em ...
As suas principais características foram o seu caráter autoritário e centralizador: os próprios jacobinos acusavam as pessoas de crimes, os julgavam e condenavam à morte, de modo que executaram um grande número de pessoas que consideravam "inimigos do povo" - dentre eles o Rei, a Rainha e o cientista Lavoisier - e viam ...
sentavam-se à direita, e jacobinos, à esquerda. Durante o processo revolucionário começado em 1789, na França, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto os jacobinos, mais radicais e exaltados, ocupavam o lado esquerdo.
Palácio de Westminster
Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder.
Os antecedentes da Revolução Francesa (1789) foram, primeiramente, a desigualdade social e a miséria para as classes mais baixas que passavam fome enquanto a rainha Maria Antonieta se deliciava com comidas e jantares elegantes.