Podemos ampliar esta definição para dizer: é a obrigação jurídica de responder alguém pelos seus próprios atos ou pelos atos de outrem, em virtude de determinação da lei ou de obrigação à qual se vinculou voluntariamente, quando esses atos implicam dano a terceiros ou em violação a ordem jurídica.
Há distinção entre responsabilidade jurídica e responsabilidade moral, porque a primeira exige a existência de dano e a segunda decorre, basicamente, de um “mal pensamento” ou de uma “má ação”. ... Da mesma forma, a responsabilidade penal será diferente da civil.
Responsabilidade social: 7 ações voluntárias organizadas por grandes empresas
Os resultados indicam que ao adotar a responsabilidade social empresarial como um fator direcionador das estratégias da empresa, fazendo-o presente na sua cultura e atividades cotidianas, a empresa consegue resultados duradouros, impactando positivamente a sociedade em que está inserida favorecendo o processo de ...
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, estabelecendo que “se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente ...
Partindo do que foi explicado, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ocorre quando: o poder público cria leis que obrigam as empresas a lidar com o lixa e a poluição que elas qeram ao produzir e transportar seus produtos até seus clientes.
No Brasil, o surgimento da responsabilidade social não tem um início preciso, existem registros de ações sociais de empresários desde o século XIX, no entanto pode-se indicar a 'Carta de princípios dos dirigentes cristãos de empresas' publicada em 1965 pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Brasil (ADCE ...
Surgimento e evolução histórica da responsabilidade social Entretanto, as primeiras manifestações em defesa dessa idéia surgiram no início do século XX, com os americanos Charlies Eliot (1906), Hakley (1907) e John Clark (1916), e em 1923 com o inglês Oliver Sheldon (OLIVEIRA, 2000, p. 2).
Para tornar o processo industrial mais sustentável é preciso regular e ser um ator destas transformações. ... Ao se ver como consumidor e ao ser visto como um parceiro importante pelos demais atores da sociedade, o Governo pode de fato assumir um papel estratégico de acelerar as transformações.
Segundo essa lei, o meio ambiente é patrimônio público e deve ser protegido, pois seu uso é coletivo. Isso quer dizer que, cabe ao Estado brasileiro preservar as riquezas naturais e garantir que as pessoas possam usufruir da natureza, tanto as gerações presentes quanto as futuras.
Práticas sustentáveis nas empresas
As empresas são parte fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável, pois elas constituem-se em um elemento chave para o progresso econômico de um país. Grande parte da poluição que ocasiona o efeito estufa e das ações que prejudicam o ecossistema é decorrente dos processos de produção das empresas.
A sustentabilidade empresarial é o nome que se dá para o conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente. Aliando sempre o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.
Nesse sentido, a sustentabilidade organizacional está relacionada ao crescimento da empresa a longo prazo, levando em conta a preservação do meio ambiente e da sociedade em que ela está inserida e o bem-estar das pessoas que fazem parte dela.