No Candomblé Bantu os Ogans são classificados como: TATA NGANDA LUMBIDO – Ogan guardião das chaves da casa. KAMBONDO KISABA ou TATA KISABA – Ogã responsável pelas folhas. TATA KIVANDA – Ogan responsável pelas matanças, pelos sacrifícios animais (mesmo que AXOGUN).
Iamorô, (em iorubá: Ìyámorò , lit. "mãe dos fundamentos") é a sacerdotisa responsável pelo Ipadê de Exu, juntamente com Agimuda. Seu objetivo maior é retirar o Ajé (Energias negativas) e reverenciar os ancestrais, tendo importância fundamental no ibá de Exu e rituais de Axexê (cerimonia fúnebre).
Ser rombão significa aquele que deu início, ou seja, o primeiro iniciado pelo Babalorixá/Yalorixá de uma casa. ... E por se tratar do primeiro filho legítimo do novo sacerdote, o pai ou mãe de santo desse sacerdote também contribui na feitura do iniciado.
Candomblé Jeje O mais velho de todos, geralmente o mais sábio, com a função de cuidar do peji (altar dos santos) e zelar pelos assentamentos dos filhos da casa.
a YAKEKERÊ é a mãe pequena do terreiro, ela auxilia nas iniciações dos iyawos, YAKEKERÊ não pode fazer as funções da iYALASÉ, pois se a ela fosse dada a função de iniciar as pessoas as quais o babalorisá não pudessem, ou os orisá a qual a homem não se é permitido por as mãos, ela seria da mesma forma irmãs deles e o ...
A palavra Axé em yorubá "Àse", é muito usada nas casas de Candomblé. ... Daí, uma Yalorixá também ser chamada de Yalaxé(Iyálàse), ou seja, "Mãe do Axé" ou a pessoa responsável pelo zelo do Axé ou força da casa de Orixá. Axé também pode significar "Vida".
Dofono – Dofotin – Gamo – Gamotin Havendo uma pessoa para ser iniciada de Èsù e outra de Oyá…. quem for de Èsù será Dofono e de Oyá Dofonotinho… e havendo uma terceira pessoa de Ìyémojá, essa será Fomo. Tem muito mais, algumas casas adotam essa ordem também para pedir benção, comer e todos os outros afazeres.
Àjọ = significa reunião de pessoas, assembleia. (Ọjọ́ ìbí = dia do nascimento). Somente Àjọ̀dún é somente uma reunião que irá comemorar algo, deixando aberta as possibilidades!
Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”.
Normalmente é Àwa; Dúpẹ́ = agradecer. Se realmente conjugarmos o verbo, teremos: “nós agradecemos” e não “eu agradeço”. Mas pode ser usado como “eu agradeço em nome deles“, ou seja, como se estivesse agradecendo em nome de um grupo.
Odé Comorodé Saudações meu pai. ... Saudações meu pai. Ajude-me a encontrar o meu caminho.
Oxóssi ou Oxoce é o orixá da caça, florestas, dos animais, da fartura, do sustento. ... É um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas. É o caçador de axé, aquele que busca as coisas boas para um ilé, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.
Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes. Protegei-me Meu Pai Oxóssi, todos os dias de minha vida!
“Dia de Oxóssi – Rituais para boas energias
Coloca-se, dentro do alguidar, amendoim torrado e rega-se tudo com vinho branco. Entrega-se a Oxóssi com uma vela de sete dias. No fim de sete dias, encaminhe (despacha-se) numa mata. Se você quiser enriquecer a obrigação, utilize o Oriki (reza) do orixá Odé e os Cânticos (xirê) deste Orixá.
Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.
Dando conformação aqueles que sofrem, com a força dos teus raios, nós te pedimos, que acenda a chama da vida dos que estão desenganados, de a eles força para continuar lutando na cura de seus males. Saravá Iansã, majestosa Senhora, a vossa proteção, em vosso louvor, em brados unidos saudamos. Eparrey Oyá!”