Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Músculos do pescoço O triângulo posterior é contínuo com o membro superior. Ele contém os seguintes músculos: esternocleidomastóideo, trapézio, esplênio da cabeça, levantador da escápula, omo-hióideo, bem como os músculos escalenos anterior, médio e posterior.
O esternocleidomastóideo é um músculo do pescoço de duas cabeças que, fiel ao seu nome, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastóideo do osso temporal (-mastóideo).
Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.
Quem faz alongamento todos os dias consegue se movimentar com mais facilidade, principalmente durante as atividades físicas. Assim como o aquecimento, o alongamento é fundamental antes dos exercícios. O alongamento serve como aquecimento dos músculos e articulações.
Não se deve alongar: √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular. Um pouco de exercício cardiorrespiratório leve, como caminhar, trará uma sensação de alivio temporária sem comprometer ainda mais as fibras musculares. √ Se tem tendões ou ligamentos lesionados ou alguma de micro ruptura muscular.