Sistema de Graduação
O nosso sistema de graduação tem como referência a natureza. Cada cor predominante, representa um elemento da natureza, com características distintas, assim cada corda relaciona-se com um elemento da natureza e recebe no seu uso a importância simbólica dos reinos vegetal, animal e mineral.
?Corda Crua e Amarelo – Transformação / É a primeira corda que o capoeirista recebe no seu primeiro batizado. ?Corda Amarela (Aluno)– O Ouro –Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido á partir desta graduação. ?Corda Laranja (Aluno)– O Sol – Significa o despertar para a cosciência do aprendizado.
corda Branca O diamante :é um mineral reflete todas as cores e o mais duro e resistente cenerino branco que todas as cores de um médico dele que todo o sistema do grupo de capoeira que sustenta para a preservação de seus ideais através da sabedoria para mudar a realidade é permitido proposta que irá manter a filosofia ...
Ao falarmos sobre capoeira é quase inevitável pensarmos logo na figura do mestre. O mestre que também é uma figura muito comum na maioria das manifestações das culturas populares de todo mundo, é aquele considerado o guardião da memória, da tradição, dos saberes e fazeres de uma determinada comunidade.
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Grandes mestres da capoeira
Manoel dos Reis Machado
PRINCIPAIS REGRAS DA CAPOEIRA
Vicente Ferreira Pastinha
A cisão ficou mais intensa a partir da fundação, em 1941, do Centro Esportivo de Capoeira Angola em Salvador, sob a liderança daquele que é reconhecido como o mais importante representante desta escola, o Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha, 1889-1981).
Vicente Ferreira Pastinha
O nome Capoeira Angola surgiu quando o Senhor de Engenho flagrava os negros jogando, ele dizia: -” Os negros estão brincando de Angola”. Movimentos muito raros nas fazendas. Com as fugas em massa das fazendas, a Capoeira se afirmava como arma de defesa no meio das grandes matas, onde situavam-se os Quilombos.
Luta foi criada no século 17 por escravos africanos Sua criação, a capoeira regional, se diferencia até hoje da capoeira angola, mais tradicional e difundida a partir da década de 1910 pelo baiano Vicente Ferreira, o mestre Pastinha.