Para usar o Método de Ovulação Billings, também conhecido por Padrão Básico de Infertilidade, para engravidar a mulher deve anotar como está a sua secreção vaginal todos os dias e ter relações nos dias em que há maior secreção vaginal.
Como evitar a gravidez com o método de Billings Apesar da probabilidade de acontecer a gravidez após relações sexuais durante a menstruação ser baixa, o risco existe e pode comprometer a eficácia do método de Billings; Não ter relações quando se sentir muito molhada e até 4 dias após o início da sensação molhada.
Uma regra fácil para a tabelinha funcionar apropriadamente é a seguinte: Anote em um calendário o primeiro dia da menstruação. Marque em azul os dias em que você tem menos chances de engravidar: entre o 1º dia e o 9º dia da menstruação. Lembre-se: conte sempre a partir do 1º dia da menstruação.
Os principais métodos contraceptivos naturais são:
A falha está ligada ao ato de tomar o anticoncepcional de forma irregular. Em pouquíssimos casos, a falha pode ocorrer por má absorção causada por vômitos, diarreia ou uso de algumas medicações que diminuam a absorção do hormônio.
Se você iniciar a cartela no meio do ciclo, geralmente o início da ação contraceptiva demora pelo menos 7 dias. É preciso usar camisinha nesse intervalo. Por outro lado, se a cartela for iniciada no primeiro da menstruação, a ação é imediata e não é necessário utilizar outra forma de contracepção.
Isso porque no primeiro mês de uso da pílula o corpo estará se adaptando a ela e, portanto, será necessário um cuidado a mais para evitar a gravidez. Já no segundo mês, tudo certo: o anticoncepcional será o suficiente para você poder fazer sexo sem o risco de engravidar.
Como tomar o anticoncepcional de 21 dias Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.
Não. A interrupção momentânea da pílula faz os níveis hormonais do contraceptivo caírem e ocorre o sangramento equivalente à menstruação, contudo o tempo de pausa não é suficiente para fazer a mulher voltar a ovular e, por esse motivo, o seu efeito é mantido mesmo neste período.