Vayer (1982), considera a consciência corporal como a consciência dos meios pessoais de ação, resultado da experiência corporal, experiência reorganizada permanentemente. Portanto, a criança vai organizando seu conhecimento corporal desde o nascimento até as aquisições mais complexas.
Já no campo da psicomotricidade, Le Boulch (2000) compreende a imagem corporal como a conjunção da etapa do corpo vivido, que corresponde ao corpo identificado pela criança como seu próprio Eu, ou seja, a apropriação da imagem do corpo como sua, com a etapa do corpo percebido, que corresponde à organização do esquema ...
O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. ... Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas.
Como trabalhar o corpo humano no maternal?
O movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento integral da criança em Instituições de Educação Infantil. A realização do movimento corporal na Educação Infantil deve ser conciliada com os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança.