A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).
Gonçalves Dias
A voz que fala no poema é a de seu personagem principal Juca Pirama.
O índio capturado se apresenta como forte, corajoso e imponente, que não tem medo da morte. O índio apesar de estar prestes a ser morto não pede clemência pois afirma que é desta maneira que índios fortes e corajosos se comportam.
Resposta. Resposta: Ele chorava seu canto de morte porque sabendo que seria morto não haveria mais ninguém para tomar conta de sua família. Ele sabe que por estar chorando se o pouparem da morte será expulso de sua tribo, mas sua família tem mais valor pra ele.
01 a) O guerreiro tupi parece ainda mais heroico, adquire mais força na fala do velho timbira porque este também é um guerreiro “coberto de glória”. ... 04 No poema, ao apresentar a atitude tida como covarde do jovem tupi, as características de força e valentia dos indígenas são ressaltadas.
Velho índio timbira: o narrador da história, é quem conta a história de I – Juca Pirama como um lenda. ... Como vemos no poema, a história do guerreiro tupi torna-se uma lenda, recordada muitos anos depois por um velho timbira. Tanto tupis quanto timbiras só têm bons sentimentos: honra, bravura, amor filial, piedade.