Pouco antes da ovulação, a temperatura corporal basal geralmente cai, com um aumento acentuado logo depois que ela acontece. Na primeira fase do ciclo, a TCB geralmente fica abaixo de 37 °C. Na maioria das vezes, a TCB cai para 36,4 ou 36,8 °C devido à baixa concentração de progesterona.
A temperatura tende a ser regular, quando se eleva cerca de 0,5 graus pode indicar a ovulação. Mas atenção: mais uma vez é importante ressaltar que o indicador não é totalmente preciso, pois qualquer resfriado ou infecção também pode alterar a temperatura corporal.
Qual é a média e o que é saudável Normalmente, a temperatura varia de cerca de 97°F/36.
Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.
O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. Ela sofre alterações ao longo do dia, estando mais próxima de 36ºC durante a madrugada e mais para 37,5ºC no final da tarde. Esta variação é chamada de ciclo circadiano da temperatura corporal.
Quando estamos no sono REM, nossos corpos param de aquecer efetivamente, deixando-nos para absorver a temperatura ao nosso redor. Essa temperatura mais baixa não é um motivo para se agrupar; vários estudos descobriram que realmente dormimos melhor quando estamos com frio.
À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio. Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após se cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso. A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos.