Uma erva muito conhecida e usada em vários pratos. Na sua maioria são receitas salgadas como o pato ao tucupi ou o tacacá. Quem já experimentou relata que o ingrediente, além de delicioso, causa uma leve dormência na boca – um dos motivos que fizeram o jambu ficar famoso com bebidas alcoólicas como a cachaça.
Sua origem é dos indígenas paraenses e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominadamani poi. Câmara Cascudo diz que “Esse mani poí fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos.”
O líquido que sai da mandioca ralada espremida, depois de separado do amido decantado, é cozido com temperos e vira o tucupi. De origem indígena, ele é um dos ingredientes marcantes da cozinha do norte do País e está em pratos tradicionais como o tacacá e o pato no tucupi.
Esse prato pode ser servido com um arroz branco bem quentinho e com uma farofa fina de mandioca, comprada no mercado mesmo. Para preparar essa receita, você vai precisar de poucos ingredientes: salmão, tucupi, pimenta-de-cheiro, sal, alho, azeite, gengibre em pó e o suco de uma laranja.
Pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental, do Pará, estabeleceram as diretrizes básicas para a padronização de um tucupi seguro para o consumo humano. Ana Vânia Carvalho, uma das envolvidas na pesquisa, afirma que o tucupi deve ser fermentado por 24h e depois cozido por 40 minutos.
Sua abundância em carotenoides ajuda na prevenção do câncer de pele, além de prevenir o estresse oxidativo que acarreta no envelhecimento precoce e na má aparência da pele. Assim, o ingrediente atua como um verdadeiro protetor natural da derme.
Essa plantinha possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. É mais comum consumi-lo na forma de chá ou nas saladas.
O menos calórico é o jambu, com apenas 14,83 Kcal – além de ser rico em ferro e fibras -, enquanto o tucupi fica com 29,14 Kcal.
O prato cheio de vatapá possui aproximadamente 400 kcal e o caruru 300 kcal.
“É um alimento rico em ferro e vitamina C. As característica físico-químicas demonstram que em cada 100g de ramos, folhas e inflorescências do Jambú são encontrados mais de 80% de água, além de carboidratos, lipídios, proteínas, ferro, vitaminas, sais minerais e fibras”, explica.
Lavar e já guardar na geladeira, pois a umidade faz com que as folhas murchem; Guardar as folhas submersas em água, pelo mesmo motivo; Não deixar as folhas de molho em algum bactericida antes de enxaguá-las; Utilizar vinagre pra higienização das folhas, ao invés dos produtos sanitizantes.
Produto pronto para consumo, apenas descongelar e utilizar na preparação. Erva usada para preparos com peixes e camarões, mas também utilizada com carnes bovinas e suínas. Essa erva faz parte de pratos típicos da região norte, como o tacacá e o pato no tucupi.