A Rinoplastia de redução ou cirurgia para diminuir o nariz é o procedimento que corrige esta deformação das estruturas nasais através de técnicas que diminuem as cartilagens e raspam os ossos nasais. Exames são solicitados antes da cirurgia, após uma consulta de avaliação com cirurgião plástico especializado.
A maioria dos casos de Rinoplastia para correção do Dorso Nasal é ligada a redução, ou seja, envolve a retirada de osso e cartilagem excessivos. Portanto, o cirurgião retira o excesso de cartilagem do septo, das triangulares e o excesso ósseo, por meio de pequenas incisões.
A fratura geralmente é realizada após a raspagem do excesso de osso na parte superior do nariz, que muitos pacientes chamam de “calo no nariz”. Após esta raspagem, como os ossos nasais são muito finos, ocorre uma falta de osso na região em que ela foi realizada.
Existem 12 ossos cranianos no total que contribuem para a estrutura da cavidade nasal, que incluem os ossos pareados nasais, maxila, palatino e lacrimal, bem como os ossos não pareados etmoide, esfenoide, frontal e vômer.
Já os medicamentos, geralmente antialérgicos, funcionam contra os sintomas quando há crise. Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade.
Mucosa nasal ou pituitária é onde se processa inicialmente o sentido do olfato e possui como função principal revestir internamente as fossas nasais. Podemos distinguir três regiões distintas nas fossas nasais: vestíbulo, área respiratória e área olfativa.