As Figuras de Som ou de Harmonia correspondem a uma categoria das figuras de linguagem associadas à sonoridade. Elas valorizam a expressividade do texto, por meio da sonoridade, ou seja, da repetição de sons.
Bom, a repetição do R num poema compreende um recurso estilístico provoca a denominada figura de linguagem dos sons: a Aliteração, onde a mesma repetição de consoantes no meio da palavra busca reproduzir sons, e assim, provocam uma espécie de trava-línguas em decorrência de sua difícil e complicada pronúncia.
Para representar os sons da língua que falamos, utilizamos as letras do alfabeto. Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som.
As recursos sonoras são recursos muito utilizados em poemas e músicas e, por seu caráter expressivo, proporcionam ao leitor uma experiência sinestésica. Na língua portuguesa existem determinadas figuras de estilo que combinam elementos sonoros e que são bastante utilizadas em textos, discursos e poemas.
A palavra fonologia tem origem grega e significa “phonos” = voz e “logos” palavras, ou seja, estudo das palavras. Cada língua existente possui uma fonologia própria, sem a qual existiriam várias palavras com mais de um significado e não seria possível diferenciá-las por meio da sua sonoridade.
A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais. ... São exemplos os fonemas que expressam, por exemplo, o som do riso: “hahahaha, kkkkkk, rsrsrs”.
H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino. É a única letra do alfabeto que, em palavras nativas da língua portuguesa, não tem som algum.
Os sons das letras soltas variam bastante, portanto não podemos escolher apenas um único como correto. Por exemplo, o som principal da letra A em inglês é (êi)....
A pronúncia do L É essa característica que faz com que palavras como sol, sal e Isabel sejam enfatizadas em sua última (ou única) sílaba. ... Ou seja, ele não tem esse comportamento apenas quando acontece de vir como a última letra em uma palavra. Por causa disso, L tem som de U em “calma” e também na palavra “salmo”.
Resposta. resposta: Que em todos tem L ,Quando tem L no primeiro do grupo 1 tem atraz do grupo 2 é acho que as palavra são simplificando.
Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.