Existem dois tipos de ransomware:
Como evitar os spywares?
Para uma maior segurança, tenha em sua máquina antivírus e antispywares que sejam seguros, mantenha o sistema operacional com as últimas atualizações, para evitar os vírus de pc mais perigosos, e por último, ajuste seu navegador para bloquear os pop-ups e plugins.
Configure o nível segurança no browser para médio ou máximo. Quanto mais alto, menos risco seu computador corre. Procure bloquear, também, janelas de pop-ups e add-ons, pois muitos podem ser nocivos. Isso atrapalha um pouco a navegação, mas é possível liberar os sites confiáveis aos poucos.
O honeypot ou pote-de-mel é uma "armadilha destinada a atrair intrusos que tentam invadir um sistema. Consiste em configurar um computador de modo a deixá-lo vulnerável a invasões." [1].
10 maneiras simples de proteger seu computador
Em linhas gerais, um honeypot (ver BOX 1) é um recurso computacional de segurança dedicado a ser sondado, atacado ou comprometido. A ideia consiste em desenvolver um sistema que se mostre vulnerável para atrair e monitorar os invasores conectados.
Honeypot, ou potes de mel, são redes criadas artificialmente com o intuito de atrair “abelhinhas”, ou crackers desatentos. Normalmente, o honeypot é usado para atrair hackers para sistemas “fragilizados” e dessa forma, realizar a sua captura.
Cyberwar, guerra cibernética, ou ciberguerra, pode ser definida como o uso de ataques cibernéticos (digitais) por um país ou nação para dissolver os sistemas de computadores de outro país ou nação, com o objetivo de gerar danos significativos e “comparáveis à guerra real”, conforme define P. W.
Ciência que estuda os mecanismos de comunicação e de controlo nas máquinas e nos seres vivos.
Por exemplo, um trojan de acesso remoto e uma técnica que atrairá o alvo. - Entrega: entregar um pacote para a vítima via e-mail, web, USB, entre outros. - Exploração: usar uma vulnerabilidade no sistema de destino para executar o código malicioso.
Resposta: A ciberguerra ou guerra cibernética é uma modalidade de guerra onde a conflitualidade não ocorre com armas físicas, mas através da confrontação com meios eletrônicos e informáticos no chamado ciberespaço.
Resposta: Depois de explorada a vulnerabilidade, surge a fase de comandar e controlar o sistema da empresa. A máquina infectada se torna um zumbi, afinal, o cibercriminoso é dono dela agora. Esse é o último passo para evitar o ciberataque.
Qual etapa da kill chain usada pelos invasores está voltada para a identificação e seleção de alvos? - Cibernética.
Um firewall é um ótimo lugar para começar. Isso não apenas ajudará você a impedir que hackers, vírus e malwares atinjam o “coração pulsante” de sua rede, mas também impedirão que dispositivos infectados enviem suas informações privadas negando qualquer tráfego não autorizado.
Atualização, avaliações de risco e até mesmo hackers confiáveis são essenciais para evitar o risco dos dispositivos conectados na IoT....Dados na IoT
Internet das Coisas: 7 dicas básicas de segurança em IoT
A integridade refere-se à confiabilidade dos dados em todo o seu ciclo de vida. Verificação de erros e validação, por exemplo, são métodos comuns para garantir a integridade dos dados como parte de um processo. Integridade de dados não deve ser confundida com segurança de dados.
8 maneiras de garantir a integridade dos dados
Integridade de dados é a manutenção e a garantia da precisão e consistência de dados durante todo o ciclo de vida da informação, e é um aspecto crítico para o projeto, implementação e uso de qualquer sistema que armazene, processe ou recupere dados.
As restrições de integridade resguardam o Banco de Dados contra danos acidentais, assegurando que mudanças feitas por usuários autorizados não resultem na perda de consistência de dados.