Não. Síndrome de Gilbert não altera a imunidade. Quem tem síndrome de Gilbert pode tomar cerveja? A ingestão de álcool pode piorar a icterícia, então se for consumir, deve ser uma quantidade reduzida, sem causar embriaguez e também não deve ser frequente.
Na síndrome de Gilbert a icterícia ocorre de forma ocasional, sendo caracterizada pela redução da atividade da enzima UDP-glucuronil-transferase em graus variados, o que faz com que a síndrome se manifeste diferentemente de pessoa para pessoa.
A enzima que está associada à Sindrome de Gilbert é a UDP-glucuronil-transferase. O que acontece, é que nestes casos, os baixos níveis da enzima levam a uma diminuição da conversão/conjugação da bilirrubina indireta em bilirrubina direta. O resultado é um acúmulo de bilirrubina indireta no sangue e no resto do corpo.
A icterícia é um achado de exame físico em que se encontra uma coloração amarelada da pele, conjuntiva e mucosa, sendo que esta é decorrente do acúmulo de bilirrubina na pele.
A bilirrubina direta sofre ação da bile no intestino, sendo eliminada na forma de urobilinogênio ou estercobilinogênio. Assim, a concentração de bilirrubina direta está alterada quando há alguma lesão hepática ou obstrução biliar.