A fraqueza muscular significa a perda de força de determinado músculo do corpo, ou seja, a pessoa não consegue movimentar o músculo normalmente, apesar de fazer esforço.
O cálcio e a vitamina D são dois minerais muito importantes para garantir o funcionamento correto dos músculos, por isso, quando seus níveis estão muito baixos é possível sentir fraqueza muscular constante, além de outros sintomas como espasmos musculares, falta de memória, formigamento e irritabilidade fácil.
Sintomas de Fraqueza muscular
Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).
A fraqueza nas pernas geralmente não é sinal de algum problema grave, podendo acontecer por razões simples, como exercício físico intenso ou má circulação nas pernas, por exemplo.
De fato, é essa falta de fluidez na circulação sanguínea, principalmente nos últimos meses de gestação, que causa a fadiga nas pernas. Outras possíveis causas que podem gerar ou facilitar a ocorrência de dores nas pernas ou um cansaço notável são: Alterações hormonais. Hidratação insuficiente.
Compreenda os sinais do seu corpo Se estiver com sono, tire um cochilo. Sonecas de 30 minutos, mais ou menos, podem repor as energias e deixar o dia mais leve. Caso não seja possível, faça uma pausa breve de olhos fechados para que você possa descansar.
O cansaço no início da gravidez Nada mais natural do que sentir cansaço na gravidez. Particularmente nas primeiras semanas, o corpo está passando por mudanças intensas. A fabricação da placenta requer muita energia. Os hormônios, como o HCG (gonadotrofina coriônica) também dão uma enorme sensação de cansaço.
Apesar da sensação de cansaço semelhante ao início da gestação, é comum haver dificuldade para dormir e até mesmo insônia na reta final da gravidez. Com a barriga muito grande, é difícil achar uma posição confortável para repousar, além da ansiedade que deixa a mamãe bastante inquieta.
Fadiga na gravidez Se você se sente muito cansada, não se preocupe, este é um sintoma muito recorrente, sobretudo nos primeiros meses de gravidez, e está vinculado aos altos níveis hormonais (progesterona), e à energia que o bebê demanda. É recomendável que nesta etapa você leve tudo com tranquilidade.
As tonturas, principalmente a vertigem, podem vir acompanhadas de enjoo. Fatores como pressão alta, ansiedade e estresse podem ser os causadores dessas duas complicações. Tontura e enjoo também podem indicar gravidez. Isso porque, entre as primeiras semanas e os 3 meses, é comum que a mulher tenha esses sintomas.
Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.