A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar. Não pare agora... ... Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.
O sabão possui uma função emulsificante, que ajuda a unir água e gorduras, e também permite a remoção mecânica tanto da sujeira quanto de micro-organismos.
Ele pode ser usado para lavar louças, outros utensílios de cozinha e até mesmo roupas. Também pode ser um aliado na limpeza pesada, como a da calçada. Em resumo, o sabão pode ser usado como substituto do detergente, mas o contrário não é possível./span>
Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. ... Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.
O sabão tem o papel na limpeza pois consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares. Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas de sabão. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.
Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais. ... Observe que ele possui uma parte apolar, representada pela cor azul, que interage com a gordura e com o óleo, que também são apolares; e apresenta uma parte polar (em amarelo), que interage com a água.
Além de ser usado diretamente na limpeza doméstica, o bicarbonato pode ser um ingrediente diferencial nas receitas de sabão caseiro, conferindo um poder de limpeza ainda maior ao produto. .../span>
Uma forma simples e ecoeficiente de fazer uma limpeza rápida em casa é preparar uma mistura de bicarbonato e vinagre. Diluir os dois ingredientes em água cria um excelente desengordurante, que pode ser utilizado em qualquer lugar.
Reduz os níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico. Alivia a tosse e a dor de garganta. Previne as câimbras musculares graças ao seu teor em minerais. Melhora o estado de nossa pele e cabelo graças ao seu teor em vitaminas e minerais./span>
Como tomar o vinagre para emagrecer Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber cerca de 15 minutos antes do almoço e do jantar para que ele diminua a absorção de carboidratos e calorias das refeições./span>
9 benefícios do vinagre de maçã e como consumir