E não se lembrará do opróbrio da tua viuvez – Aquele tempo e estado em que eras como uma viúva, desconsolada e desolada, privada ou abandonada do marido e tendo poucos ou nenhum filho.
O Criador é comparado ao esposo que cuida e ampara a esposa outrora desamparada e triste. ... A esposa outrora abandonada será coberta de pedras preciosas como recompensa pelas amarguras vividas porque o Criador é o esposo provedor que ampara, que defende e redime. Isaías confia no Senhor.
“Embora os céus passem, a Igreja de Deus permanecerá inabalável.” A aliança da minha paz. Ele chama isso de “o pacto de paz”, porque o Senhor nos oferece tudo o que pertence à felicidade perfeita; como os escritores hebreus também, sob a palavra “paz”, incluem toda a posteridade.
Além de atentar a nação contra o pecado, a desobediência e a falta de fé em Deus, Isaías anuncia a vinda de um descendente de Davi e fala de uma época de prosperidade e paz para o mundo todo: no nascimento do reino do Príncipe da Paz “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da ...
O Livro de Jeremias é o segundo dos livros dos principais profetas da Bíblia, vem depois do Livro de Isaías e antes do Livro das Lamentações. Os capítulos 1 a 24 registram muitas das suas profecias. Os capítulos 24 a 44 relatam suas experiências. Os remanescentes contém Profecias contra as nações.
O autor. Isaías, filho de Amoz (não Amós, o profeta vaqueiro), nasceu por volta de 765 a.C. e viveu na corte dos reis de Judá. Há indicações de que talvez fosse primo de Uzias. ... Isaías, foi o primeiro profeta dos Profetas Maiores.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Machaerus, Jordânia
Egito
643 a.C.
Na Bíblia, todas as pestes e epidemias são anunciadas como um castigo divino. A ira de Deus é uma expressão antropopática para atitude de repreensão contra o pecado por Deus.
Manassés nas fontes bíblicas Promoveu a idolatria a Baal, reconstruindo os altares destruídos por seu pai. ... Um dos extremos dessa chamada idolatria foi o sacrifício humano, tendo incluído os seus próprios filhos.
Acabe
Na aula de hoje vamos falar do pior rei que a Bíblia nos fala: Acabe. Considerado o pior rei que Israel já teve, ele era filho de Onri, casado com Jezabel foi o sétimo rei de Israel e fez várias alianças em seu reinado, até mesmo deixou sua esposa fazer vários altares a outros deuses cananeus.
Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos, a partir de 641/640 à 610/609 a.C....
Rei, reinado e reis de Israel e Judá
Monarquia dividida O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.
Reis de Judá (Reino do Sul) Reino de Judá
A corrupção e o abuso do poder eram constantes. A crise era generalizada a ponto de apenas alguns poucos entre todos os reis puderam ser vistos como ótimos para os autores bíblicos: Asa (910-869 a.C.), Josafá (872-848 a.C.), Ezequias (715-686 a.C.) e Josias (640-609 a.C.).
10 Reis de Israel e Judá que fizeram o que era reto aos olhos de Deus
Os três primeiros Reis de Israel foram Saulo, Ibosete e Davi, pois Abimeleque foi rei de Siquém. Na tradição judaico-cristã, Saulo, também chamado de Saul, foi o responsável por unir as tribos de Israel e se tornar rei. Saulo, o primeiro rei de Israel, suicidou-se e foi sucedido por Ibosete, um de seus quatro filhos.
Oseias
Samuel foi o último dos juízes, Saul foi o primeiro rei de Israel e Davi o segundo. Após a morte da Davi, que reinou em Jerusalém, seu filho Salomão herda o trono e um dos destaques de seu reinado foi construir um grande templo na região.
Elá foi o quarto rei de Israel Setentrional, sucedendo a seu pai Baasa. Ascendeu ao trono por volta de 886 a.C., após a morte de Baasa, e governou em Tirza por dois anos.
Saul
Século IX a.C. Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri.